Curso de Extensão em História Africana acontece até dia 18 na UFSC
O curso de Extensão Historia Africana: uma introdução,organizado pelo GT Etnia, Gênero e Classe da APUFSC e pelo Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas e (NUER/CFH), teve .
sessão de abertura dia 10, presidida por representante do GT da APUFSC professor Marcelo Tragtenberg e contando com a professora. Ilka Boaventura Leite, coordenadora do NUER/CFH;o pró-reitor do Ensino de Graduação professor Marcos Laffin e a professora Roselane, vice-diretora do CFH/UFSC, o vereador Marcio de Souza PT/Florianópolis; Geruse Romão pelo Programa Antonieta de Barros da Assembléia Legislativa de SC e militante do Movimento Negro;, foram recepcionados os 60 candidatos aceitos entre os mais de 230 que buscaram participar. Forte presença de acadêmicos de História da UFSC e UDESC; militantes e educadores comunitários e professores/as das redes estadual e municipal.
O curso, por todas as manifestações de apoio dos componentes da mesa, marca de modo indelével nossas atividades como universidade comprometida com a democratização da sociedade brasileira em sua dimensão racial. Com o objetivo de “divulgar a temática da Historia da África e da Cultura Afro-brasileira aos professores e estudantes da região da Grande Florianópolis”,o Curso obteve pleno êxito na expectativa de vagas, com mais de 230 candidatos às 50 vagas inicialmente previstas e ampliadas para 60 – destinadas a docentes da rede publica, educadores/as comunitários/as e acadêmicos/as. Tendo como ministrante o professor Henrique Cunha Junior, o curso se desenvolve de 10 a 18 de fevereiro, estruturado em atividades de estudos individuais,aulas coletivas-presenciais e estudos em grupo com produção de trabalhos.
O Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de
Santa Catarina sediará a continuidade das atividades em seu auditório e em mais cinco salas de aula.
Fonte: Organização do Curso