Curta metragem produzido pelo curso de Cinema da UFSC é exibido
“É um curta poético sem a pretensão de ser realista”. Dessa maneira o aluno do curso de Cinema da UFSC e diretor do filme, Christian Abes, define o curta metragem ‘Aproveitem o Mar’. O filme integra a mostra de curtas e médias metragens do III Simpósio Nacional de História Cultural que acontece essa semana na UFSC. ‘Aproveitem o Mar’ é o diálogo entre duas pessoas presas dentro de um porta-malas e vai ser exibido amanhã, às 12h, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
O único vídeo produzido pelo curso de Cinema da UFSC na mostra é o resultado de um trabalho realizado por Christian no primeiro período da faculdade. O estudante explica que o curta é um pouco experimental e surgiu como trabalho final de duas disciplinas: Linguagem Cinematográfica e Expressão Escrita I. Estas disciplinas fazem parte do currículo do curso desde a sua primeira turma, em 2005, e visam justamente a prática cinematográfica.
Apesar da primeira turma de Cinema da UFSC ter iniciado em 2005, a graduação vem sendo implantada desde 18 de dezembro de 2003. A idéia da criação do curso nasceu como forma de unir os estudos de cinema já existentes em departamentos diferentes da universidade, tais como Letras, Jornalismo, Antropologia, Psicanálise, Arquitetura, Pedagogia, entre outros. Depois de quatro anos de discussões e tramites para a criação da nova graduação do CCE, aconteceu em 2004 o primeiro vestibular para o Curso de Cinema da UFSC com a segunda maior concorrência do concurso, ficando atrás apenas de Medicina.
Oferecer uma formação em roteirização, teoria e crítica cinematográfica são os objetivos do curso. A formação para a futura atividade profissional tem seu foco principal no processo criativo, comportando o estudo da linguagem do cinema, das técnicas narrativas e dos gêneros cinematográficos, além das técnicas de criação de roteiros. Os embasamentos teórico e crítico servem para fornecer conhecimento suficiente para a reflexão acerca do cinema enquanto forma artística, técnica e econômica, e para auxiliar a compreender o lugar dessa reflexão na constituição de uma teoria da sociedade.
O enfoque na reflexão teórica, no entanto, não elimina a prática da produção cinematográfica. Desde o primeiro semestre os alunos produzem vídeos em disciplinas obrigatórias do curso, como exemplifica Christian e seu curta metragem ‘Aproveitem o mar’.
O Curso de Cinema da UFSC tem duração de oito semestres e abre 30 vagas anuais. Mais informações sobre o curso no site www.cinema.ufsc.br ou no telefone 3331-6543. Para conferir a programação completa da mostra de curtas e médias metragens do III Simpósio Nacional de História Cultural e outras informações sobre o evento acesse www.cce.udesc.br/historiacultural2006
Por João Gustavo Munhoz
Bolsista de Jornalismo na Agecom / UFSC