Vestibular da UFSC tem menos candidatos de outros estados
Uma combinação de fatores explica a redução do número total de inscritos no Vestibular 2006 da UFSC. Entre eles, o aumento das opções de cursos de graduação em Santa Catarina e em outros estados, a coincidência de datas de prova com três grandes instituições de ensino superior (Universidade Federal do Paraná (UFPR), PUC/SP e PUC/RS) e a oferta de vagas sem exigência de vestibular em instituições que não são públicas. As avaliações são do presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFSC, professor Edemir Costa, e da pró-reitora de Ensino de Graduação em exercício, Olga Regina Zigelli Garcia. Com 33.816 candidatos (no ano passado foram 41.322), o processo seletivo da UFSC teve uma redução de 7.517 inscritos (um percentual de 18,19%).
De acordo com o presidente da Coperve, houve uma diminuição de 4.910 candidatos – do Rio Grande do Sul (538), do Paraná (2.015) e de São Paulo (2.357). Por outro lado, mostrou o professor, há um crescimento percentual de 8% do número de candidatos de Santa Catarina. Em relação ao ano passado, houve também um crescimento de 7.05% de candidatos com faixa de renda entre um e sete salários mínimos, assim com o número de inscritos do ensino público.“Este crescimento é pequeno, de 1.3%, mas isso nos deixa muito felizes”, avaliou o presidente da Coperve.
As constantes greves nas universidades públicas também podem ter influenciado a redução de candidatos. “Mas essa não é uma particularidade da UFSC”, avaliou o professor Edemir. O retorno aos três dias de provas e a inclusão de questões discursivas são outros fatores que podem estar relacionados à queda dos números. Mas o presidente da Coperve diz que o resultado não preocupa e que a instituição vem buscando o aprimoramento de seu processo seletivo. “A intenção da UFSC é selecionar para ter um bom nivelamento durante o curso”, disse o professor Edemir.
A professora Olga lembrou que as questões discursivas interdisciplinares, introduzidas no Vestibular 2006, levam o aluno a exercitar sua capacidade de articulação, relacionando as diversas disciplinas na construção de sua resposta.
Relação candidato/vaga
Com menos inscritos, este ano a relação candidato/vaga geral do Vestibular da UFSC passa a 8.6 – em 2005 foi 10.54, em 2004 foi de 9.99. Medicina segue como o curso mais concorrido, com 32,87 candidatos por vaga. Em segundo lugar vem Nutrição (17,88), seguido por Jornalismo (17,47), Ciências Biológicas (17,25) e Direito Noturno (15,99). O curso de Matemática Licenciatura Diurno é o menos concorrido (1,91).
Provas
As provas serão realizadas de 11 a 13 de dezembro, das 15h às 19h. No primeiro dia serão realizadas as de Língua Estrangeira, de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira e Redação. No segundo dia acontecem as provas de Matemática, Geografia e Biologia e, no terceiro, o candidato responde as questões de Física, História e Química. As provas acontecem em 10 municípios de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.
Uma mudança pedagógica refere-se à pontuação das questões. O fato do candidato incluir nas questões de múltipla escolha e/ou abertas alguma alternativa falsa como resposta não irá mais, necessariamente, anular a questão. Porém, o vestibulando não poderá zerar em nenhuma disciplina. Ficam mantidos os pontos de corte do vestibular anterior, ou seja, a nota mínima para aprovação do candidato é 3,00 na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 3,00 na Redação, e um mínimo de 20,00 pontos nas disciplinas de Língua Estrangeira, História, Geografia, Física, Matemática, Biologia e Química. As questões discursivas não estão incluídas no ponto de corte por serem multidisciplinares.
O quadro completo com a relação candidato/vaga está disponível no Site do Vestibular
Informações: Site do Vestibular, pelo telefone 3331 9200 ou e-mail: vestibular2006@coperve.ufsc.br