Galeria de Arte mostra “Realidade e Fantasia” em fotografias da artista paranaense Ely Felber

Fotos de Ely Felber
A exposição consiste de 29 trabalhos fotográficos produzidos em crilcor (papel fotográfico e acrílico) ou plotadas sobre papel glossy (laminado), em tamanhos que variam de (40 x 40)cm até (1,50 x 2,00)m, incluindo uma obra de 35cm x 5,84 metros, que é uma seqüência de 14 quadros (fotos) impressas em papel fotográfico em rolo, numa única impressão, que faz uma alusão ao tamanho de 14” da TV.
As fotos foram inspiradas nas brincadeiras da sua filha com as bonecas Barbie, onde esse brincar “ingênuo” ganha uma forte reflexão da artista que comenta: “O projeto ‘Realidade e Fantasia’ traz as brincadeiras de uma criança que, ao passarem pelo olhar da artista, adquirem novos conceitos, mudando totalmente o sentido original da cena. O olhar transforma a cena e a imaginação se encarrega da efetiva construção de sua ‘realidade’, se nutre do imaginário coletivo que a sociedade construiu com base na cultura”. E completa: “Inclui-se também nessa construção a forte arma da publicidade ao incutir valores consumistas causando dependência psicológica de bens de consumo. Muitas questões sociológicas se encontram nela, como a questão de gênero, a sexualidade, a família etc. As cenas das brincadeiras podem nos revelar muito desse inconsciente coletivo, pois foram construídas por uma criança e fotografadas pela artista”, conclui.
Ely Felber, 33 anos, paranaense de Paranavaí, é graduada em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com especialização em História da Arte do séc. XX, com a monografia “Autonomia? Como!”, na mesma escola. Desde 1984 participou de diversas exposições coletivas nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e desde 1995 realizou exposições individuais no Paraná e Rio de Janeiro. Atualmente vive e trabalha na cidade de Curitiba.
A Galeria de Arte da UFSC faz parte do DAC – Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.
SERVIÇO:
O QUE: Exposição de fotografias “Fantasia e Realidade” de Ely Felber e Encontro com a Artista.
QUANDO: Dia 18 de novembro, sexta-feira, às 18h30.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.
Gratuito, aberto ao público.
Contato: (48) 3331-9683 e galeriadearte@dac.ufsc.br
REALIDADE & FANTASIA, segundo a artista Ely Felber:
Atendendo ao pedido de minha filha aceitei pintar uma cena de bonecas, no caso, as Barbies. Percebi a riqueza de possibilidades oferecidas em suas brincadeiras. Entretanto o tempo de imobilidade da cena requerida para a pintura se mostrou grande demais, considerando-se que as bonecas manipuladas por ela estavam sempre em mutação, dado ao próprio ato lúdico das ações infantis. A fotografia mostrou-se eficaz nessa luta contra o tempo.
A mente humana é capaz de construir uma realidade diferente para cada indivíduo.
Acredito que existimos num mundo relativisado em que nada é exatamente real, tudo depende do olhar do observador. Esse aspecto é trabalhado tanto nas pinturas, onde uma simples cena de ambiente doméstico, tida como comum, é exposta como algo irreal e alegre, quanto nas fotos que mostram a visão da artista modificando a cena produzida pela criança que, por sua vez, na brincadeira, mostra um pouco do que acredita ser real. Essa é uma tentativa de chamar a atenção para essa qualidade que todo indivíduo possui: a possibilidade de transformar pelo olhar.
Gostei da idéia de fotografar as cenas das brincadeiras. Passei a fotografar observando que as cenas refletem muitos aspectos de nosso cotidiano, como a questão de gênero e a sociedade de consumo.
Procuro de certa forma desnudar a brincadeira infantil através da lente. Quando a boneca Barbie sai da caixa e é manipulada pela criança, ela perde a aura pura e inofensiva vendida pelo mercado. Ela ganha toda a imposição de consumo captada pela criança que vai espelhando, em sua brincadeira, o que observa na mídia e em seu meio social. Tudo isso gradativamente é incorporado transformando essas crianças numa geração anorexa, narcisista, fútil e consumista. As fotos projetam a boneca para um mundo atual, de carne e osso, embalada pelos modismos e consumismo exagerado. Projetam também para um mundo em que a mulher aparece idealizada (boneca) fazendo os serviços domésticos. Fica evidente a incoerência entre o papel que a sociedade quer que a mulher desempenhe (bonita, elegante, dentro de casa, etc) e a situação real da maioria das mulheres que trabalham fora e que não tem mais esse tempo anterior para ficar em casa “embonecada”. Ao compararmos as fotos com a situação atual, veremos a semelhança com tipos comuns que diariamente vemos na tv, ou seja, a venda de uma imagem ideal de mulher.
O projeto “Realidade e Fantasia” traz as brincadeiras de uma criança que, ao passarem pelo olhar da artista, adquirem novos conceitos, mudando totalmente o sentido original da cena.
Nas fotografias as dimensões reais não são identificáveis. Em algumas o confronto entre fantasia e realidade se evidencia pela exposição de um cenário real tendo a boneca como protagonista. Noutras os bonecos se confundem com serem humanos, mesclando a fantasia infantil com o mundo adulto. Essa é uma exposição lúdica que exercita a imaginação dos visitantes.
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com material da artista.