Vídeo-documentário sobre violência contra mulheres estréia no Seminário Fazendo Gênero 7
As estatísticas sobre o tema costumam surpreender negativamente. De acordo com a Sociedade Mundial de Vitimologia, 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas à violência doméstica. Em grande parte dos casos as agressões partem de pessoas próximas como o marido ou um ex-namorado, situação que traumatiza e fere psicologicamente. Estudos apontam que, em conseqüência deste mal, o país perde cerca de 10.5% do PIB anual. Apesar da gravidade do problema e dos esforços que existem para discuti-lo abertamente, a violência contra a mulher permanece um tabu.
O vídeo-documentário “Desvendando”, que estréia às 18h30min desta terça-feira, 29/8, na Sala dos Conselhos da Reitoria, toca a ferida. A exibição está inserida no programa do “Fazendo Gênero 7”, seminário internacional que acontece nos dias 28, 29, 30 na UFSC e deve reunir um grande numero de pesquisadores ao redor do tema “Gênero e Preconceito”.
Baseado em depoimentos de mulheres que sofreram todo tipo de agressão – desde verbal e psicológica até casos extremos, como o estupro – “Desvendando” mostra o drama que geralmente é reprimido e encoberto pelo silêncio. A iniciativa surgiu quando a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc) pesquisou a violência em Florianópolis. Como parte do programa, pediu ao Curso de Jornalismo da UFSC que gravasse um vídeo com depoimento das vítimas, indicadas pelo departamento de Serviço Social da universidade. O filme conta ainda com a participação de especialistas, que abordam os problemas apresentados pelas personagens. O trabalho foi editado pelo Curso de Cinema da UFSC, com supervisão do professor Henrique Finco.
As imagens são fortes. De acordo com Willian Vieira, um dos estudantes de jornalismo que fez parte das gravações, são depoimentos de uma natureza a que não estamos habituados; custa a admitir que essa realidade possa estar presente em nosso meio. A produção será distribuída para instituições de ensino, ONGs, Associação de Moradores e pesquisadores do tema.
Progreamação dos vídeos
28/8 (segunda-feira) às 18h – Sala dos Conselhos/Reitoria/UFSC.
Apresentação: Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC)
Soft Ground under Concrete Skies (Verginia Grando, Exp., 15 min. 2000, PR)
À Margem do corpo (Débora Diniz, doc., 43 min., 2006, DF)
29/8 (terça-feira) às 18h – Sala dos Conselhos/Reitoria/UFSC.
Apresentação: Mestranda Érica Quináglia Silva (NAVI/UFSC)
O Torneio (M. Godio, M. Siqueria, S. Olivares, E. Olivares, A. Navarrete, Doc., 12 min., 2006, SC)
Especial Semana de Consciência Negra (Íris Cary, 22 min, Doc., 2005, DF)
Desvendando – um novo olhar sobre a violência (Henrique Finco, Doc., 20 min., 2005, SC)
Conflitos Familiares (Fábio L. Peres, Doc., 24 min., 2006, SC)
30/8 (Quarta) às 18h – Sala dos Conselhos/Reitoria/UFSC.
Apresentação: Mestrando Daniel Egil Ferdinand Yencken (LLE/UFSC)
The Lullaby (Verginia Grando, Exp., 5 min. 2000, PR)
Drag Story: Lendas e Babados (Marco Silva e Viviane Peixe, Doc. , 25 min, 1997, SC) Especial Cidades de Goiás – encontro afro-goiano (Francilene Rodrigues, Doc., 25 min., 2005, DF)
* Filmes convidados
Por Manfred Froese Matos/bolsista de jornalismo da Agecom