Curso de Psicologia da UFSC completa 30 anos
A UFSC comemora no dia 7 de outubro 30 anos de seu Curso de Psicologia. Para marcar a data, será realizada uma cerimônia no auditório da Reitoria, às 19h. O objetivo é reunir os antigos professores, servidores e alunos com o quadro atual. A programação prevê homenagem aos fundadores e a exibição de um vídeo que contará a história do curso através de imagens e de depoimentos.
Pioneiro em Santa Catarina, o curso ajudou a consolidar a profissão no Estado, formando profissionais que hoje estão em atividade profissional por todo o Brasil, lecionando na própria UFSC ou em outras universidades. É ainda o único Curso de Psicologia público e gratuito em Santa Catarina.
Atualmente a UFSC oferece graduação e pós-graduação na área. O departamento que dá suporte ao funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão tem 43 professores, 9 núcleos e 10 laboratórios. Na graduação esta área recebe 40 alunos por semestre.
O currículo ainda é o original, implantado em 1978, mas foi atualizado por meio da inclusão de disciplinas e estágios relativos a novos campos de atuação da profissão. Uma nova estrutura curricular, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, encontra-se em fase de sistematização, devendo ser implantada no próximo ano.
Edite Krawulski, ex-aluna e atual coordenadora do curso, ressalta que a formação dos alunos se desenvolve por meio de diversas atividades, além da sala de aula, como monitorias, bolsas de iniciação científica, participação em projetos de pesquisa e extensão. “O contato com a produção de conhecimento, através destas oportunidades, qualifica o aprendizado do aluno”, avalia a professora.
Dificuldades
Reconhecido por suas atividades, o curso enfrenta problemas de espaço físico e de pessoal. A sede do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), Clínica-Escola cuja existência é obrigatória para o funcionamento do curso e que atende gratuitamente a comunidade, necessita de adequação e ampliação de suas instalações. Um novo prédio já foi prometido pela Administração Central da UFSC. Além disso, necessita contratação de profissionais para atender à crescente demanda, já que, através de convênio estabelecido com o SUS, é hoje um dos poucos serviços de atenção psicológica gratuito existente em Florianópolis.
Professores e servidores também enfrentam sobrecarga de trabalho. Quando só havia graduação e menos alunos entravam pelo processo seletivo, eram 48 professores. E mesmo com a implantação da pós-graduação, a partir de 1995, o número de docentes foi sendo reduzido, atualmente totalizando 43 professores, que atendem a graduação, o mestrado, o doutorado e ainda disciplinas em outras 20 graduações quatro pós-graduações da UFSC.
Mais informações sobre a comemoração dos 30 anos do Curso, com Daniela Ribeiro Schneider: 3721-8607
Por Tifanu Rodio / Bolsista de Jornalismo na Agecom