Jornalismo e Moda é temática de palestras nesta quinta-feira

07/11/2007 15:25

Um nicho em ascensão na área de Jornalismo é o segmento relacionado à moda. Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o assunto, o Curso de Jornalismo da UFSC, através da professora de Jornalismo e Moda, Aglair Bernardo, está promovendo as palestras “A comunhão sensível: uma introdução à estética da comunicação” e “Jornalismo de Moda – Crítica visual e crônica comportamental”, com os professores Monclar Valverde e Renata Pitombo Cidreira, da Universidade Federal da Bahia. A atividade é dirigida a estudantes e professores de comunicação, artes e filosofia. Será realizada nesta quinta, 8/1, a partir da 14h30, na sala 102 do Curso de Jornalismo.

Em “A Comunhão Sensível: uma Introdução à Estética da Comunicação”, a proposta do autor é vincular a problemática da recepção ao prazer estético, procurando mostrar que o aspecto essencial da comunicação é o compartilhamento de um sentido que é anterior a todos os significados codificados e repousa sobre a originária comunhão do sentimento de existência. Conforme argumento de Monclar Valverde, “se a arte comunica, isto não ocorre apenas porque ela transporta informações ou mensagens, ou porque reproduz situações psicologicamente emblemáticas, mas porque, por sua expressividade, pode estabelecer uma empatia capaz de envolver os espectadores afetivamente. Enquanto meio de uma comunhão sensível, a comunicação não se caracterizaria, portanto, por transmitir ou transferir idéias abstratas ou vivências individuais, e sim por ampliar e acentuar aquele prazer de existir, através das formas criadas ao construirmos e habitarmos um mundo comum”.

Em “Crítica visual e crônica comportamental”, Renata Cidreira pretende observar a especificidade do jornalismo de moda, tomando como referência seu surgimento na imprensa francesa no início do século XVIII. Considerando sua inserção no jornalismo cultural, a apresentação assinalará, ainda, que a cobertura do universo fashion deve ir além das observações de caráter pessoal, para melhor captar as manifestações do gosto público como afirmação de identidades coletivas.

.

Perfil dos palestrantes:

Renata Pitombo Cidreira é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pela UFBA (2003), onde também fez o mestrado (1997) e graduou-se em jornalismo (1992). Em 2001 fez estágio doutoral na Université René Descartes, Paris V-Sorbonne, sob a orientação de Michel Maffesoli. Implantou e coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda, da FTC, em Salvador, entre 2002 e 2006. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Publicou vários artigos e o livro Os Sentidos da Moda, pela editora Annablume, em 2005.

Contatos :Telefones – (71) 33744087/91484268

E-mail – pitomboc@yahoo.com.br

Monclar Valverde é professor, pesquisador e músico. Doutor em Filosofia pela UFRJ (1995), tem pós-doutorado em Teoria da Comunicação pela Universidade de Paris V (2002). Professor de Estética da Comunicação na Universidade Federal da Bahia, publicou os livros Militância e Poder (1998) e Objetos de Papel (2000), bem como a Coletânea As Formas do Sentido (2003). Atua também como compositor, cantor e instrumentista, já tendo lançado os cds Métemorphoses du Silence (2002), Word Music (2003) e Cinema Imaginário (2004).

Mais informações:(71) 3374-4087

E-mail – monclar@ufba.br