Inscrições para evento sobre propagandas de medicamentos e de alimentos vão até 10 de junho
Estão abertas as inscrições para o workshop sobre o ´Projeto de Monitoração da Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária`, que será realizado no dia 14 de junho. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho, através do email cit@hu.ufsc.br, até completarem 100 vagas.
O encontro faz parte da terceira etapa do ´Projeto de Monitoramento da Propaganda de Produtos sujeitos à Vigilância Sanitária`, desenvolvido pela UFSC em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O workshop será dividido em duas partes: uma aula expositiva sobre os resultados coletados durante os três anos de pesquisa e uma aula prática de análise das propagandas de medicamento e alimentos, baseada na legislação que regulamenta esse campo. O objetivo é divulgar o impacto social e econômico das propagandas de medicamentos e alimentos e avaliar criticamente as estratégias de marketing utilizadas na área.
O encontro é aberto a toda a comunidade, mas é voltado principalmente para áreas que compõe a pesquisa: Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Jornalismo, Publicidade e Direito. As vagas para o workshop são limitadas e os interessados devem inscrever-se com antecedência. A solicitação deve ser enviada para o e-mail cit@hu.ufsc.br com nome completo, curso, matrícula e telefone do interessado.
O Projeto de Monitoramento da Propaganda de Produtos sujeitos à Vigilância Sanitária
O objetivo é monitorar e analisar irregularidades nas propagandas de produtos sujeitos à vigilância sanitária. O trabalho dá suporte à Gerência de Propagandas da Anvisa, ampliando o acompanhamento e a captação de peças publicitárias. Também beneficia o desenvolvimento de ações de educação, informação e a divulgação de temas relacionados à propaganda. Em Santa Catarina é desenvolvido pela UFSC e conta também com apoio de outras instituições.
A monitoração é realizada em emissoras de rádio e TV, revistas e jornais. Há também acompanhamento sistematizado em hospitais públicos e privados, farmácias/drogarias, supermercados, lojas, clínicas médicas, odontológicas, de orientação nutricional e de fisioterapia; congressos/eventos da área de saúde.
Depois de coletadas, todas as propagandas são analisadas segundo a legislação vigente. Há ainda uma avaliação técnico-científica e de risco sanitário. Posteriormente, relatórios mensais, com todos os pareceres, são enviados à sede da Anvisa, em Brasília, onde os técnicos da Agência avaliam a possível retirada da peça publicitária de circulação e o estabelecimento de multas.
Na UFSC a Fase III do projeto é coordenada por Marlene Zannin, professora do Departamento de Patologia e Toxicologia (PTL) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), também coordenadora do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC), onde a equipe envolvida com a pesquisa está fisicamente instalada.
Mais informações: e-mail cit@hu.ufsc.br e pelos telefones (48) 3721-9535 e 3721-9173.
Por Cecília Cussioli / Bolsista de Jornalismo na Agecom