II Fórum de Direitos Estudantis discute problemas estruturais da UFSC

02/06/2008 18:25

A UFSC sedia de 3 a 6 de junho, no auditório do Centro de Convivência, o II Fórum de Direitos Estudantis. Este ano o encontro discutirá direitos estudantis em mesas-redondas sobre moradia, alimentação, bolsas de estudo, democracia interna da universidade, contratação de servidores técnico-administrativos e professores, criminalização de estudantes e Reuni, entre outros assuntos.

A organização é do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFSC e dos Centros Acadêmicos (CAs), com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. O objetivo é enfatizar os problemas estruturais da UFSC, como a evasão acadêmica. Segundo Rodrigo Fernandes Ribeiro, membro do DCE e um dos organizadores do fórum, a desistência em alguns cursos chega a 50%.

O primeiro fórum, ocorrido em 2005, discutiu temas como bolsa permanência, destinada a alunos com carência socioeconômica, para que estes estudantes tenham condições de se manter na universidade. De acordo com Rodrigo, o evento deste ano pretende um diálogo construtivo com a reitoria, não só para “barganhar” direitos, mas para que haja um entendimento entre as duas partes. Além disso, há a expectativa de que a Administração Central assine uma carta de compromisso com o DCE e os estudantes, dispondo-se a cumprir propostas feitas na campanha eleitoral para reitor no ano passado.

Na terça-feira o fórum inicia às 19h, com a mesa “Direito à Alimentação e à Informação”, com membros do DCE, da reitoria, do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) e do grupo de naturalistas/vegetarianos da UFSC (Vegetufsc). A mesa tem como meta discutir a implementação de uma opção vegetariana no restaurante universitário (RU) da UFSC, bem como problematizar perante a direção do RU a origem desses alimentos, a fim de promover saúde e bem-estar dos estudantes através da opção de alimentos integrais e agroecológicos.

No segundo dia acontece, também às 19h, a mesa-redonda “Direito à moradia, creche e bolsas de estudo”, com membros do DCE, da reitoria, da APG, um representante da Moradia Estudantil, um representante de estudantes com filhos nas creches da UFSC e a representante docente na Comissão de Regulamentação das Bolsas, a professora Roselane Neckel, do Departamento de História.

No dia 5 o tema em debate será democratização da universidade e criminalização do movimento estudantil e dos trabalhadores. O encontro inicia às 19h, com a participação de membros do DCE, da reitoria, da Associação dos Professores da UFSC (Apufsc), da ACA (Avaliação de Curso), além do professor Fernando Ponte, do Departamento de Sociologia e Ciência Política e de Denise Siqueira, envolvida com Acessibilidade de Deficientes.

No último dia o evento terá como tema o histórico de lutas do movimento estudantil da UFSC. Começa às 19h com a participação de membros do DCE, e de representantes do movimento estudantil dos períodos de 1968 (Ditadura civil-militar), 1979 (Novembrada) e 1992 (Movimento Fora, Collor!). Às 22h haverá uma festa com o tema “Festa como direito de integração”, na Concha Acústica.

Mais informações no site www.dce.ufsc.br

Por Jéssica Lipinski / Bolsista de Jornalismo na Agecom