Professor do EMC é eleito presidente da Comissão Internacional de Acústica
Samir Nagi Yousri Gerges, professor do Departamento da Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi eleito presidente da Comissão Internacional de Acústica (ICA), com mandato de 2007 a 2010. Fundada em 1951, a ICA congrega associações da área de acústica de 45 países do mundo, que têm por objetivo promover o intercâmbio e difusão da ciência da acústica. A entidade organiza um congresso mundial a cada três anos. O último foi realizado de 3 a 7 de setembro deste ano, em Madrid, com 1,5 mil participantes.
Samir fez pós-doutorado na Inglaterra e, em 1979, aceitou convite da UFSC para iniciar pesquisas e ministrar disciplinas em Vibrações e Acústica, então uma área nova de pós-graduação no EMC. Gerges é criador e supervisor do Laboratório de Ruído Industrial (LARI), único laboratório credenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para ensaios de protetores auditivos.
Uma das principais atividades do LARI é a solução de problemas relacionados ao ruído e às vibrações em grandes companhias industriais, tais como Embraer, MWM, SICAP, Mercedes Benz, FIAT, Petrobrás, Eletrosul, Gessy Lever, Illbruck, Selenium, Isobrasil, Citrosuco, Eucatex, Vibranihil, 3M, Mannesmann e outras. Além de dar suporte a atividades acadêmicas relacionadas ao ensino e à pesquisa na graduação e na pós-graduação, o LARI desenvolve projetos e presta serviços à comunidade, a companhias privadas e a instituições governamentais.
Mais informações: www.lari.ufsc.br
Cora Ribeiro/Nucom