Livro sobre direitos humanos foi lançado dia 11 na Assembléia Legislativa

11/09/2008 14:15

Lançado ontem (11) na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o livro “Educação em e para os Direitos Humanos. Discursos críticos e temas contemporâneos”. O livro é organizado pelos professores Theophilos Rifiotis e Tiago Hyra Rodrigues, ambos pesquisadores da UFSC na área de violência e direitos humanos.

A obra é resultado de trabalhos desenvolvidos no projeto “Educação em e para os Direitos Humanos em Santa Catarina”, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH). A realização é do Laboratório de Estudos das Violências (Levis) da UFSC.

Além de resultar no livro, o projeto permitu a realização de cursos de formação para educadores de Santa Catarina na área de Direitos Humanos, na produção de material didático de apoio, como uma cartilha de textos e um audiovisual. O conjunto de atividades prevê também a consolidação do Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos.

Rifiotis e Hyra Rodrigues partem do princípio que a educação e Direitos Humanos é plural e não pode ser restrita a conceitos e definições abstratas ou a um conjunto de garantias jurídicas ditadas por dispositivos normativos. E têm por objetivo debater com os profissionais de educação de Santa Catarina (professores e gestores), da rede pública de ensino e das redes particulares caminhos para ampliar atividades em torno do tema nas escolas.

Na introdução, a educação em e para Direitos Humanos é concebida como um conjunto de direitos fundamentais e imprescindíveis. Os fundamentos filosóficos, sociais e políticos e documentos e declarações internacionais sobre os Direitos Humanos e seus reflexos na legislação brasileira, principalmente a Constituição de 1988, também são abordados. O foco principal é trabalhar a dimensão vivencial dos Direitos Humanos.

“Entendemos que há um conjunto de conhecimentos interdisciplinares e transversais que possibilitam um olhar crítico sobre os Direitos Humanos e que precisa ser discutido no processo de formação, formal ou informal, das crianças e adolescentes. Através de temáticas diversas, como violência, gênero, etnia, minorias sociais e étnicas, meio ambiente, é possível identificar múltiplas relações e exemplos que envolvem e são envolvidos pelo universo dos Direitos Humanos”, afirma Rifiotis.

Para os autores, o desenvolvimento da educação para os Direitos Humanos depende da consolidação de práticas educativas e da presença desse debate no ambiente escolar. O livro é uma coletânea que pode ser utilizada por educadores como um panorama crítico em torno dos temas que envolvem a dimensão e implicações políticas dos Direitos Humanos em suas diversas instâncias.

A publicação contém artigos de diversas origens, datas e perspectivas, sendo organizado em três partes. Na primeira, questões fundamentais sobre a dimensão política e estratégica das lutas pelos Direitos Humanos focam a dimensão ética, o protagonismo social e o acesso à informação. Na segunda, são apresentados e discutidos quatro marcadores sociais da diferença: etnicidade e direitos indígenas, dimensão étnico-racial, juventude e gênero. Finalmente, encerra com um conjunto de “questões contemporâneas”, como meio ambiente, violências, infância e direitos, educação e infância, e diversidade sexual.

A coletânea tem por objetivo colaborar com aqueles que se dedicam à promoção da cidadania no Brasil e ser instrumento para os educadores. Os autores esperam contribuir para que os Direitos Humanos sejam considerados criticamente e propicie a criação de novas perspectivas que favoreçam a participação e o engajamento dos sujeitos sociais como protagonistas da construção desses direitos.

Sobre os autores:

Theophilos Rifiotis é professor do Departamento de Antropologia da UFSC e coordenador do LEVIS (Laboratório de Estudos das Violências/UFSC).

Tiago Hyra Rodrigues doutorando do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC e pesquisador do LEVIS (Laboratórios de Estudos das Violências/UFSC).

Mais informações: Assessoria de Comunicação – Barbara Arisi

fone: + 48 9105 1977 / e-mail: barbara.arisi@gmail.com