Escritório Piloto de Engenharia Civil da UFSC promoveu visita técnica à Ponte Hercílio Luz

15/05/2008 14:32

Visita foi acompanhada também por um engenheiro

Visita foi acompanhada também por um engenheiro

Às vésperas dos 82 anos da Ponte Hercílio Luz, o Escritório Piloto de Engenharia Civil (EPEC) da UFSC promoveu uma visita técnica ao principal cartão postal da cidade. O grupo, composto por 18 alunos da graduação, foi acompanhado pelo engenheiro Richard Lamb da Prosul e pelo professor Roberto de Oliveira do departamento de Engenharia Civil (ECV) do Centro Tecnológico da universidade. Para participar da visita, cada pessoa deveria levar um quilo de alimento, que foi recolhido pelos membros do EPEC. O destino da doação ainda será decidido pelo Escritório.

História e aprendizado

Terça- feira, dia 13, a Ponte Hercílio Luz, patrimônio catarinense, completou 82 anos de idade. Ela foi interditada em 1991, e atualmente está em fase de restauração. Concluída na terceira metade do século passado, a obra que levou três anos e meio para ser erguida, foi a primeira ponte a ligar o continente à ilha.

Durante a visita técnica, alunos da Engenharia Civil puderam entender melhor as duas etapas de reestruturação da obra. O viaduto da ilha, que já está concluído, e o do continente, que deve ser concluído em agosto desta ano, compõem a primeira etapa. Diariamente, 120 homens trabalham na estrutura do continente.

A reestruturação do vão pênsil, que é a segunda etapa, ainda não foi iniciada, no entanto tem previsão de conclusão para 2010. O sistema de apoio e sustentação, que seria a terceira fase da reforma, foi incorporado à segunda fase de reestruturação do vão central.

A previsão de entrega da ponte já restaurada é em julho de 2010, quando se integrará ao sistema de transporte coletivo de Florianópolis, com espaço inclusive para pedestres e ciclistas.

Por Cora Ribeiro/ Núcleo de Comunicação do CTC