Abertas inscrições para curso que discute gordura trans na alimentação

02/09/2008 12:33

Processada em laboratório e, por isso difícil de ser reconhecida pelo corpo humano, a gordura trans é uma substância que assusta consumidores e preocupa nutricionistas. Com a intenção de esclarecer sobre o papel dessa gordura na alimentação e ajudar a reconhecê-la e evitá-la, o Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, envolvendo alunas do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Nutrição da UFSC, oferece o curso ´Controlando o uso de gordura trans`. A capacitação será oferecida em duas edições, nos dias 7 de outubro e 11 de novembro, das 19h às 21h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS). As inscrições estão abertas, custam R$ 10 e podem ser feitas na Nutri Jr, a Empresa Júnior de Nutrição da UFSC.

“O curso é destinado a todos que querem melhorar a alimentação, desde um adolescente até o dono de um restaurante”, explica a mestranda Vanessa Hissanaga, uma das palestrantes. Entre os objetivos estão informar o que é gordura trans e as diferenças em relação a outras gorduras, além de capacitar a pessoa a identificar a presença da substância em alimentos industrializados através da rotulagem. O curso também pretende oferecer informação suficiente para a substituição desses alimentos por escolhas mais saudáveis. “Atualmente, os malefícios da gordura trans estão mais do que comprovados e ter um mínimo de informações para evitar seu consumo pode ajudar muito”, completa Vanessa.

Com orientação da professora Rossana Proença, cada edição do curso terá uma hora e meia de explanação teórica, feita por Vanessa e mais três alunas da graduação em Nutrição. Em 2007, Djuliana Corsi, Juliana Pastore e Mariana Glória realizaram um trabalho prático de reestruturação produtiva no restaurante Le Due Regine, como parte das disciplinas Administração de Serviços de Alimentação 1 e 2. A partir desse trabalho a gordura trans foi retirada do cardápio. Após as palestras, será oferecida meia hora de procedimentos práticos, onde os participantes vão aprender a identificar a presença de gordura trans nos rótulos de alimentos industrializados.

O que é gordura trans

A gordura trans é uma substância que tem origem em um processo chamado hidrogenação, que transforma o óleo vegetal, um líquido, em gordura vegetal, sólida. Por ser um processo inexistente na natureza e realizado em laboratórios, o corpo humano tem dificuldade em reconhecer e metabolizar o produto final, que é a gordura trans. Este processo existe desde o início do século XX, mas só a partir dos anos 90 passou a ser associado a doenças cardiovasculares.

Hoje, estudos apontam que a gordura trans está envolvida também na causa de doenças como a obesidade, doenças materno-infantis, inflamatórias e câncer. A Organização Mundial de Saúde, na sua Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, documento lançado em 2004, recomenda a eliminação da utilização de gordura trans. Atualmente, algumas discussões estão sendo desenvolvidas no Congresso Nacional e no Ministério da Saúde para seguir esta recomendação. As margarinas, cremes vegetais, biscoitos, caldo de carne e sorvetes são alguns dos alimentos que apresentam gordura trans em sua composição.

Mais informações e inscrições pelo telefone 3721-5123, e-mail nutrijr_mkt@yahoo.com.br e no site www.nuppre.ufsc.br

Contatos: Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, o NUPPRE (3721-9020), Vanessa Hissanaga, mestranda em Nutrição (9623-3777) e Djuliana Corsi, graduanda em Nutrição (8412-5851).

Por Letícia Arcoverde / Bolsista de Jornalismo na Agecom