UFSC sedia 3º Encontro Regional das Assessorias Jurídicas Universitárias

22/08/2008 17:23

Inicia nesta sexta-feira (22/11) na UFSC o 3º Encontro Regional das Assessorias Jurídicas Universitárias (Eraju). O evento será realizado até o dia 24 de agosto, no auditório do Centro de Convivência, direcionado a todos os estudantes que se interessem pelo tema. A recepção dos participantes e a reunião de abertura começam aproximadamente às 20h, e a programação será definida ao longo do encontro. A inscrição custa R$30,00 e pode ser feita no local.

O Eraju é uma iniciativa da Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária (Renaju), uma rede formada por mais de 20 entidades brasileiras que são núcleos de pesquisa e extensão, como o Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias (NEPE) da UFSC. Escolhido como sede do evento este ano, o NEPE é formado por estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Direito, Serviço Social e Jornalismo.

O encontro reúne anualmente estudantes ligados aos 10 projetos de Assessoria Jurídica Universitária das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Tem a finalidade de promover a integração das entidades participantes, o intercâmbio de idéias e projetos de Assessoria Jurídica Popular, discussões sobre Direitos Humanos, assim como fomentar a formação de novos núcleos na região.

Para este ano, são esperados cerca de 85 participantes, de vários núcleos de assessoria do país. As atividades, organizadas pelos próprios estudantes, incluem painéis e oficinas com os seguintes temas: ‘Universidade Popular’, ‘Educação Popular e Mídia’, ‘Busca de Apoio para Implementação de Ações Coletivas’, ‘Educação Popular nos Presídios e Criminologia Crítica’, ‘Sistematização de Experiências em Assessoria Jurídica Universitária’ e ‘Organização dos Núcleos de Assessoria Jurídica Universitária’.

As Assessorias Jurídicas têm uma proposta de atuação diferenciada de extensão universitária. São inspiradas nas experiências, idéias e metodologias de grupos de Assessoria Jurídica Popular (AJP) formados por advogados militantes, procurando contrapor suas ações às práticas assistencialistas dos tradicionais modelos de serviços jurídicos universitários (escritórios-escola).

Para Tácio Piacentini, membro do NEPE, a importância das assessorias está ligada ao seu principal objetivo – a luta pela real efetivação dos Direitos Humanos. “Os diversos núcleos fazem extensão universitária primando pela horizontalidade. Buscam a construção de conhecimento e a ação junto às comunidades e aos movimentos sociais, aliando o saber acadêmico ao saber popular.”

Horários do evento:

– 22/8, sexta: a partir de 20h

– 23/8, sábado: das 9h às 12h e das 14h às 18h

– 24/8, domingo: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Auditório do Centro de Convivência da UFSC

Mais informações: (48) 9904-9192

Por Isis Martins Dassow / Bolsista de jornalismo na Agecom