ESPECIAL PESQUISA: UFSC incentiva qualificação de empresas de insumos da construção civil em Santa Catarina

Melhorias: estoque de blocos antes e depois
As ações fazem parte do projeto Mecanismos de Inovação de Gestão de Produção de Materiais e Serviços da Indústria da Construção (Gesthab). De acordo com o coordenador do trabalho, o professor Humberto Ramos Roman, do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, o projeto nasceu com as demandas geradas pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). O PBQP-H foi lançado com o objetivo de diminuir desperdícios e melhorar a qualidade na habitação, conduzindo a uma série de acordos setoriais e com órgãos de financiamento da construção civil, para que obras apoiadas por estes só utilizem produtos certificados.

Qualificação: identificação dos lotes de vigas produzidas
Sem receitas prontas
Como sistemas de qualidade estão na maioria das vezes relacionados a muitos papéis, mudanças nos processos produtivos e atitudes dos trabalhadores, o respeito à cultura da empresa é, segundo o coordenador, uma estratégia que vem sendo perseguida. “Nós trabalhamos vendo primeiro como a empresa faz, orientamos sobre o que não está de acordo e só depois vamos, junto com ela, produzir os documentos de
Segundo ele, o processo de qualificação pode levar seis a sete meses. Como a universidade não entra com uma receita pronta, cursos individuais ou para conjuntos de empresas colaboram com a capacitação de mão-de-obra e com a demonstração de maneiras mais eficientes de controle dos processos. O simples uso de um termômetro no processo de extinção da cal nas fábricas de argamassa, por exemplo, permite que a empresa, além de controlar melhor o processo de produção, tenha condições de detectar se a cal usada tem a qualidade adequada.
Do ponto de vista acadêmico esse processo vem colaborando com o ensino no curso de graduação e na pós-graduação em Engenharia Civil da UFSC. O Gesthab tem permitido que alunos de graduação e de pós-graduação participem das pesquisas e dos trabalhos, indo a campo para realizar diagnóstico e também para acompanhar as empresas em atividades de implantação das ações sugeridas. Cinco dissertações e uma tese de doutorado foram geradas a partir do projeto.
Mais informações:
Professor Humberto Ramos Roman
Fone: 48 3721-7094
E-mail: humberto@ecv.ufsc.br
Por Arley Reis / Agecom