Seminário Internacional Fazendo Gênero recebe participantes com programação cultural

Encerramento será com Ive Luna e Luiz Gustavo Zago
O Coral da UFSC e o Grupo de Dança Fazendo Corpo Mole, sob o comando da maestrina Mirian Moritz, apresentam música popular brasileira às 18h30min do dia 25, segunda-feira, no Foyer do Centro de Convenções. Duas peças teatrais também marcam o primeiro dia do seminário. “Clarícias”, sob a direção de Toni Edson, tem início às 11h nas proximidades da lona do evento, que será montada em frente à Reitoria. Às 12h30min, na igrejinha da UFSC, é a vez de “A Santa”, que tem a direção de Gilbas Piva. A programação completa pode ser conferida no link: http://www.fazendogenero8.ufsc.br/cultura.html
Para o encerramento do Fazendo Gênero, que este ano tem como tema principal ‘Corpo, violência e poder’, está programado o espetáculo “O Quintal de Stela – Obras de Lincoln Antônio”, com Ive Luna (voz) e Luiz Gustavo Zago (piano). A apresentação será no dia 28, quinta-feira, às 18h, no auditório do Centro de Eventos
da UFSC.
Luiz Gustavo é bacharel em piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e, ao longo da carreira, participou como pianista de grupos como ‘Leonardo Garcia Quarteto’, ‘Crime Perfeito’ ‘Porta Brasil’ e ‘Cravo-da-Terra’. Em 2001, lançou o CD ‘Minérios Comubustíveis da Alegria’ em parceria com Silvio Mansani, com quem também compôs “Por entre os dedos”, canção vencedora do 3º Festival de Música do Sesc. Além deste, o músico ganhou diversos prêmios, como o de melhor instrumentista no 16º Festival Universitário da Canção (FUC), em Ponta Grossa, no Paraná.
Formada em Educação Artística com Licenciatura Plena em Música pela UDESC, onde também concluiu Pós-Graduação em Teatro, Ive Luna é cantora, flautista e compositora do grupo ‘Cravo-da-Terra’, que em 2003 venceu o 4º Festival de Música do Sesc – Etapa Regional com a composição ‘O Vinil’. Já fez, com o grupo, três turnês por Santa Catarina em 2004, e apresentações em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Salvador e Brasília durante os anos de 2005 e 2006. Em 2007, recebeu o troféu ‘Cata-Vento’ da Rádio Cultura AM de São Paulo, como melhor cantora do circuito nacional independente.
Em um show embalado por uma variedade de estilos, a dupla interpreta 13 canções do músico Lincoln Antônio, compostas com vários letristas. Formado em composição e regência pela UNESP, o pianista, compositor, arranjador e produtor musical é autor de dois cds – ‘O ouvido das canções’, de 1996, e ‘Quintal’, de 2002, feito juntamente com Ney Mesquita. Lançou também, em 2001, uma coletânea chamada ‘Cavalo de Praia – Sambas da Ilha’. Em 2004, estreou, em mais uma parceria com Ney Mesquita, o espetáculo ‘Entrevista com Stella do Patrocínio’,que tem músicas compostas a partir das falas de Stela do Patrocínio, interna de uma colônia psiquiátrica por quase 30 anos.
Neste primeiro encontro entre Luiz Gustavo e Ive Luna como um dueto, a graça e a fluidez das composições de Lincoln fazem parte dos cerca de 50 minutos de espetáculo, que combina canções contemporâneas a tradicionais e promete “fazer dançar quintais por todo o mundo”.
Por Isis Martins Dassow / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Conheça a programação completa do Seminário Internacional Fazendo Gênero no site www.fazendogenero8.ufsc.br/