Extração de petróleo é um dos temas de evento internacional organizado pela UFSC

18/04/2008 16:24

Software de laboratório da UFSC simula campos de petróleo

Software de laboratório da UFSC simula campos de petróleo

A palestra “Desafios do escoamento líquido-gás na produção de petróleo”, ministrada pelo engenheiro da Petrobrás, José Roberto Fagundes Netto, abre no dia 28 de abril o 1º Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico Líquido-Gás (1º Ebecem). Voltado à integração de pesquisadores envolvidos com o desenvolvimento de tecnologias em áreas como extração de petróleo, desenvolvimento de satélites, refrigeração e geração de energia, o evento é organizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e pela Regional de Santa Catarina da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Será realizado no Hotel Quinta da Bica d’ Água, próximo a UFSC, nos dias 28 e 29 de abril.

Entre os palestrantes estão pesquisadores nacionais e internacionais, como o professor italiano Gian Piero Celata, do Energy Department, Institute of Thermal Fluid Dynamics (ENEA); o professor suíço-norte americano John R. Thome, do Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, e o espanhol José M. Sáiz Jabardo, professor do Departamento de Construções Navais da Escola Politécnica Superior, Universidade da Coruña.

É também palestrante o professor Clovis Raimundo Maliska, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, coordenador do (Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor). Neste laboratório há anos são desenvolvidos programas computacionais para simulação de reservatórios naturais de petróleo, trabalho realizado em parceria com a Petrobrás.

Pesquisa estratégica

Ao reunir pesquisadores do Brasil e de outros países, o 1º Ebecem vai propiciar um fórum de discussão sobre os resultados e tendências dos estudos nas áreas de ebulição, condensação e escoamento multifásico com presença de líquido e gás. Estes campos de pesquisa são fundamentais para desenvolvimento de processos e sistemas mais eficientes e econômicos em áreas de grande importância industrial, como refrigeração e condicionamento de ar, petroquímica e conversão de energia (um dos filões é a energia solar). Os estudos estão também relacionados à produção de conhecimento e de tecnologias na área espacial, para desenvolvimento de dispositivos para controle térmico de satélite e de foguetes, além de equipamentos para estações espaciais.

Organizadores do encontro, os professores Júlio Passos e Jader R Barbosa Jr, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, destacam que os temas que estarão em discussão são foco de pesquisas desenvolvidas em diversos laboratórios da UFSC. Entre eles o Polo (Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica), implantado em parceria com a Embraco, onde são realizados projetos de ponta na área de refrigeração. Há também exemplos no Laboratório de Engenharia de Processos de Conversão e Tecnologia de Energia, direcionado à produção de conhecimento nas áreas de energia solar e transferência de calor. Um dos trabalhos dos integrantes desse setor é o desenvolvimento de tecnologia de tubos de calor, campo implantado a partir de necessidade da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da indústria espacial nacional para o desenvolvimento de sistemas de controle térmico dos satélites brasileiros.

Cem autores e co-autores de 30 instituições do Brasil e exterior Inscreveram trabalhos no 1º Ebecem. O evento ocorre graças ao apoio da Petrobrás, Agência Nacional do Petróleo, CNPq, Capes, Fapesc e Embraco. É também uma preparação para outro encontro de nível internacional: a 7th International Conference on Boiling Heat Transfer, que será realizada em Florianópolis, de 3 a 7 de maio de 2009, concentrando esforços em torno do tema ebulição.

Mais informações com os organizadores:

Professores Júlio César Passos (jpassos@emc.ufsc.br) e Jader Riso Barbosa Junior (jrb@polo.ufsc.br) / Fone: 48 3721 9379 (217)

Visite o site www.ebecem.com.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom