Colégio de Aplicação da UFSC promove 2º Passeio Ciclístico

14/04/2008 17:14

Incentivar a prática de esportes e alertar as autoridades quanto à necessidade de espaços apropriados para a prática do ciclismo. Essa é a proposta do 2° Passeio Ciclístico do Colégio de Aplicação. Em sua segunda edição, o objetivo é dobrar o número de pessoas que deixarão o carro em casa e irão fazer um pouco de exercício físico. No ano passado, o passeio contou com quase 200 participantes. Para alcançar o objetivo, a organização do evento planeja uma maior divulgação, e a distribuição de prêmios.

O passeio será no dia 27 de abril, domingo, às 9h30min, com saída em frente ao colégio. O trajeto tem aproximadamente 8 km, a serem completados em cerca de 1h30min. As inscrições são gratuitas, abertas a toda a comunidade e devem ser feitas no dia do evento, a partir das 8h, no estacionamento do colégio. No ato da inscrição, o participante receberá uma senha com a qual concorrerá, ao final do passeio, a uma bicicleta e outros brindes. Não existe limite de inscritos, mas é necessário que os interessados se apresentem antes do início do passeio.

O evento é um resgate dos antigos passeios organizados pelo colégio durante as décadas de 80 e 90, quando a recém-inaugurada ciclovia da avenida Beira-Mar Norte incentivou a criação de um clube de ciclismo no Colégio de Aplicação. O professor Antônio Farias Filho, presidente da comissão organizadora, afirma que se tornou inviável a prática do esporte em Florianópolis e, principalmente, em volta do campus. Ao contrário da Beira-Mar, o resto da cidade não apresenta trajetos apropriados para os ciclistas. “Hoje se quisermos andar de bicicleta temos que disputar espaço com os carros, e é claro que não queremos arriscar nossas vidas”, explica. O professor destaca, ainda, a importância de incentivar este esporte. “É uma atividade apropriada à saúde, ao lazer e ainda ajuda a não poluir o ambiente”.

O trajeto será o mesmo do ano passado – cerca de 8 Km, saindo do Colégio Aplicação, passando pelo Shopping Iguatemi, voltando pela rua do HU, em direção ao colégio novamente – com duração de aproximadamente 1h30min. O ritmo será bem tranqüilo e agradável, já que o passeio é voltado para todas as faixas etárias, e até crianças de cinco anos podem participar. A segurança e a logística serão garantidas por uma parceria entre o colégio, a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Segurança do Campus e parecerias com estabelecimentos privados. Em caso de mau tempo, o evento será cancelado no local.

Para mais informações, entre em contato com o professor Antônio Farias Filho, através do telefone: 99681-229

Por Cecília Cussioli/bolsista de jornalismo na Agecom