Aula inaugural debate intérpretes brasileiros

18/08/2008 18:20

A Pós-graduação em História e o Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas deram início a suas atividades nesta segunda-feira, 18, em uma aula inaugural com a professora convidada Maria Stella Martins Bresciani, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), lotado com participantes dos programas de pós e alunos da graduação, a professora ministrou a palestra “Um possível diálogo entre (e com) intérpretes do Brasil”.

A aula foi baseada em reflexões sobre seu livro de 2005, já na segunda edição, O charme da ciência e a sedução da subjetividade: Oliveira Vianna entre intérpretes do Brasil. A obra procura criar um diálogo entre o historiador Oliveira Vianna e outros autores da história do Brasil, como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, mais difundidos no estudo da história do país. Segundo a professora, após começar a leitura da obra de Vianna para uma de suas pós-graduações, ela identificou semelhanças entre a obra do historiador e a dos outros autores. A vontade de relacionar a produção desses intérpretes da história nacional deu origem ao seu 26º livro.

A professora foi recebida com entusiasmo pelas coordenadoras dos programas, Prof. Maria Bernadete Ramos Flores, da pós-graduação em História, e Prof. Carmen Silva Rial, do programa interdisciplinar em Ciências Humanas, que está aberto para inscrições até o dia 17 de novembro.

Por Letícia Arcoverde/ bolsista de jornalismo na Agecom