UFSC discute direitos humanos e pluralismo jurídico

18/08/2008 11:55

Começa nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, o Congresso Latino-Americano Direitos Humanos e de Pluralismo Jurídico, na Universidade Federal de Santa Catarina. O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias (Nepe), reunirá pesquisadores, estudantes e militantes de todo o país, como também de várias regiôes da América Latina, com o objetivo de discutir os desafios para a concretização dos direitos humanos na América Latina e colaborar com a produção de pesquisas acerca do tema.

O Congresso será de extrema relevância para o desenvolvimento de uma reflexão crítica e atual sobre o direito que se vive na América Latina. Um debate arejado porque ciente da necessidade de colocar em questão temas prementes como o dos direitos humanos, a da mediação comunitária para resolução de conflitos para além do aparelho estatal, o da mídia e sua relação quotidiana com o direito, bem como o dos movimentos sociais, legítimos sujeitos coletivos de nosso tempo e realmente desamparados por nosso sistema jurídico.

Para os três dias de congresso estão previstos painéis temáticos, conferências, palestras, apresentações de trabalhos e oficinas que ocorrerão no auditório da Reitoria e no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Entre os convidados, o professor da Universidade Autónoma de Aguascalientes (México), Jesús Antonio de la Torre Rangel, participará do painel Desafios para a concretização dos direitos humanos na América Latina. Rangel é doutor em Direito, autor de várias obras e atua também como advogado militante junto a movimentos populares no México.

Na quinta-feira (21), Edgar Augusto Ardilla Amaya, doutor em Direito, advogado e professor da Universidade Nacional de Colômbia, estará apresentando o painel Experiências de mediação de conflitos e justiça comunitária.

As inscrições para os três dias de congresso estão abertas à comunidade em geral e podem ser feitas até o dia 20 de agosto pelo site www.nepe.ufsc.br/congresso.

A taxa de inscrição é de R$ 45 e deve ser paga via boleto bancário. Interessados em participar apenas das atividades vespertinas (apresentações de trabalhos e oficinas) ficam isentos do pagamento da taxa, mas devem se inscrever no evento.

Programação do evento: www.nepe.ufsc.br/congresso

Mais informações pelo telefone (48)3721-9287.

Por Gabriela Bazzo/ bolsista de jornalismo na Agecom