Encontro busca fundação de seção SC da Associação Brasileira de Saúde Mental

07/04/2008 10:28

Será realizada nesta terça-feira, 8/4, às 19h, reunião com o objetivo de fundar a seção estadual da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme/SC). O encontro será realizado no hall do segundo andar do Centro de Ciências da Saúde da UFSC.

A Abrasme foi fundada em 2007, durante a realização do Congresso de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), atendendo à demanda de trabalhadores, usuários, familiares e técnicos ligados à área da saúde mental, que não têm encontrado uma forma de associação interdisciplinar na área da saúde mental.

Esta demanda foi inicialmente oficializada no I Congresso Sulbrasileiro de Saúde Mental & VI Encontro Catarinense de Saúde Mental, realizado em Florianópolis em 2006, e reforçada, posteriormente, pelo Grupo de Trabalho – GT de Saúde Mental da Abrasco.

Em sua Assembléia de Fundação, no congresso de Salvador, foi proposto que a sede provisória da Abrasme ficasse localizada em Florianópolis e que se realizasse, também na Capital catarinense, o I Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Nas duas reuniões da Abrasme já realizadas em Santa Catarina, em dezembro e março, foi ratificada a data de 3 a 5 de dezembro de 2008 para realização do evento. Por isso, na pauta da reunião desta terça-feira constam, também, deliberações sobre a realização do congresso.

“Santa Catarina está se inscrevendo definitivamente no mapa histórico contemporâneo da Saúde Mental e contamos com a presença e engajamento dos profissionais e familiares locais para materialização destes esforços que, esperamos, deverão frutificar em um avanço do campo da Saúde Mental no âmbito da sociedade brasileira e catarinense”, destaca o professor Walter Ferreira de Oliveira, do Departamento de Saúde Pública da UFSC, membro da diretoria provisória da Abrasme/SC.

Mais informações: Tels: (48) 3721 9388 / 9608 5271

Correio Eletrônico: walter@ccs.ufsc.br; abrasmebr@gmail.com

Leia também: UFSC acompanha desinstitucionalização do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina