Departamento de Economia propõe curso de graduação em Relações Internacionais

04/04/2008 16:26

Reitor recebe a proposta do curso de relações internacionais

Reitor recebe a proposta do curso de relações internacionais

O novo curso de graduação, caso seja aprovado pelas instâncias necessárias para sua implantação poderá ser oferecido já no próximo vestibular e iniciado em 2009.

A previsão é de que sejam oferecidas 70 vagas em dois semestres.

Será o primeiro curso público de Relações Internacionais de Santa Catarina, sendo a ênfase em Economia Internacional. A proposta já consta do projeto do REUNI.

Estiveram presentes na entrega oficial da proposta ao Reitor da UFSC, ocorrida dia 2 de abril, no Gabinete do Reitor, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, o diretor do Centro Sócio-Econômico, o chefe do Departamento de Economia, além de vários professores do Departamento que compuseram a comissão, coordenada pelo professor Jaime César Coelho, responsável pela elaboração da proposta do curso.

Recepção da proposta

A proposta foi pensada há um ano: criar um novo curso no Departamento de Economia. Para tal foi constituída uma comissão que elaborou o projeto político-pedagógico do curso, que já foi aprovado pelo Conselho Departamental. Os contatos com outros departamentos que estarão ligados diretamente ao curso já foram efetivados. A criação do novo curso será um marco significativo para o departamento, afirmou seu chefe o professor Ricardo José Araújo de Oliveira.

Lucio Botelho, reitor da UFSC, afirmou que é outra grata notícia vinda do Centro Sócio-Econômico (CSE), além da abertura do doutorado em Administração — o CSE era o único Centro de Ensino da UFSC sem doutorado — , já que os cursos de Relações Internacionais estão em alta no momento, havendo mesmo a discussão de transformar os egressos destes cursos possam ser candidatos ao ingresso na carreira diplomática, possibilitando romper o monopólio do Instituto Rio Branco. O reitor disse que o curso vem num momento absolutamente feliz, atendendo à demanda da internacionalização que a UFSC vem passando, especialmente nos últimos anos. A universidade tem atualmente 580 alunos estrangeiros no seu campus e quase 400 alunos de graduação da UFSC estão fazendo intercâmbio nos cinco continentes.

Fotos - Jones Bastos - Agecom/UFSC

Fotos - Jones Bastos - Agecom/UFSC

O pró-reitor de Graduação, professor Marcos Laffin afirmou que a PREG tem se constituído em ampliar as vagas públicas e ao mesmo tempo oferecer as condições para implementar novos cursos e as demandas de qualidade que a UFSC propõe.

O Curso de Relações Internacionais

Jaime Coelho, coordenador da equipe responsável pela proposta do curso afirmou que acredita na viabilidade do curso. A UFSC foi a única universidade brasileira, no REUNI, a apresentar o quadro de 18 alunos por professor. Por já ter atingido “o teto” couberam à UFSC, na distribuição de vagas do REUNI, mais 400 professores.

O curso surge no momento em que está sendo criada a Associação Brasileira de Relações Internacionais. O novo curso atende uma demanda do mercado de trabalho de Santa Catarina em função das características econômicas do Estado que têm forte vínculo com a exportação, além de ser uma plataforma para a ampliação das relações internacionais da UFSC.

O professor Jaime explicou ainda que o novo curso deverá ter oito semestres, com núcleo básico seguindo as diretrizes curriculares dos cursos de relações internacionais. A grade curricular deverá ser bastante flexível com disciplinas optativas que podem beneficiar alunos de cursos como Direito e Jornalismo.

Informações: Departamento de Economia: 3721-9458

ou cesarjaime@uol.com.br

Por Alita Diana/jornalista da Agecom