Tese sobre educação a distância ganha prêmio nacional
A tese de doutorado “Da Teoria da Atividade à Atividade Docente em Ambientes Virtuais de Apoio à Aprendizagem”, do professor Mariano Castro Neto, ficou em primeiro lugar na categoria pesquisa no 7º Prêmio de Excelência ABED, da Associação Brasileira de Ensino a Distância. O trabalho, apresentado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC (PPGEP), foi desenvolvido com o objetivo de elaborar princípios teóricos fundamentados na Teoria da Atividade a serem utilizados nos processos de ensino-aprendizagem em ambiente virtual. A tese será apresentada durante o 13º Congresso Internacional de Educação a Distância, programado o período de 2 a 5 de setembro em Curitiba.
O autor define a educação a distância (EaD) como “uma modalidade de ensino mais flexível ao materializar uma nova relação do aprendiz com a realidade objetiva, a qual não se limita mais à experiência pessoal e ao que o modelo da escola tradicional e de família lhe proporciona”. Com sua tese, ele quis inicialmente debater a contribuição ao tema das teorias histórico-sociais e psicológicas de Lev Vygotsky e Alexey Leontiev, que por sua vez se basearam nas discussões acerca do materialismo histórico de Karl Marx, para quem o homem é determinado por sua atividade.
O trabalho de Leontiev, sobretudo, propôs uma abordagem teórico-metodológica multidisciplinar em potencial para a pesquisa educacional. A Teoria da Atividade – ou TA, como ficou conhecida nos meios acadêmicos – é entendida como uma estrutura filosófica e interdisciplinar para estudar diferentes formas de práticas humanas de processos de desenvolvimento, nos níveis individual e social. Suas raízes históricas podem ser encontradas em três vertentes: a filosofia clássica alemã dos séculos XVIII e XIX, os escritos de Marx e Engels, que elaboraram o conceito de atividade, e a psicologia soviética, fundada por Vygotsky, Leontiev e Luria. É com base nesse suporte teórico que Mariano Castro Neto desenvolveu seus estudos, propondo aproximá-los da educação a distância, ferramental metodológico moderno que possibilita a formação continuada e o desenvolvimento de competências.
Utilizada originalmente visando à formação profissional, a oferta de cursos a distância passou a ajudar também na aceleração do processo de escolarização dos indivíduos que haviam, por alguma razão, abandonado os estudos em determinada fase da vida. Como tempo, essa modalidade de ensino deixou de ser considerada educação de segunda categoria para ser respeitada como um recurso de grande valia para toda a sociedade. Hoje, existem três milhões de brasileiros fazendo educação a distância, mas esse número ainda pode crescer muito, em vista da possibilidade de prover ou complementar a formação de pessoas de forma não-presencial, em dias e horários determinados pela disponibilidade do usuário, utilizando a internet e conteúdos oferecidos por escolas e universidades de diferentes partes do País.
Mariano Castro Neto diz que a educação a distância tende a crescer muito no Brasil e que o tempo vai determinar quais serão as instituições melhor qualificadas para desenvolver esse trabalho. Assim como a formação de profissionais, a qualificação de professores pode ganhar muito com a EaD, beneficiando indiretamente todo o sistema de ensino e o próprio mercado de trabalho. Por outro lado, cria-se uma frente de alta especialização para atender à demanda por materiais e conteúdos, em vista das características da web e da forma como a transmissão de conhecimentos se processa no ensino a distância.
Outras informações com o professor Mariano Castro Neto no telefone (48) 8408-0972 ou no e-mail marineto@universia.com.br