UFSC promove evento sobre tecnologia em banco de dados
A IV Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2008) acontece de 2 a 4 de abril reunindo professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em bancos de dados e áreas afins dos três Estados do Sul.
O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e ocorre no Centro Tecnológico (CTC).
Segundo o coordenador do evento, professor Ronaldo dos Santos Mello, o foco das discussões será em torno da melhoria nos sistemas de gerência de bancos de dados. “Serão realizadas diversas palestras e oficinas voltadas para este assunto, além de ser possível conhecer o que há de mais atual nas pesquisas da área”, afirma Mello. O tema deste ano da ERBD é “Sintonia Fina de Banco de Dados”.
Tecnologias relacionadas a bancos de dados são utilizadas diariamente pelas pessoas. “Ao efetuar transações bancárias, realizar buscas na internet ou mesmo fazer reservas num hotel estamos lidando com esse tipo de recurso”, explica o coordenador do evento. “Por isso que o pessoal que atua no meio empresarial participa do evento, para aprender técnicas e melhorar os
sistemas de suas empresas”, complementa Mello. Ele estima que cerca de 40% das inscrições no evento são de empresas.
Entre os palestrantes da ERBD 2008 está um dos maiores especialistas em sintonia fina de banco de dados do Brasil, o professor Sérgio Lifschitz, do Departamento de Informática da PUC/RJ. Com doutorado em Banco de Dados pela ENST em Paris, na França, Lifschitz ministrará a palestra “Auto-sintonia de índices completa: Create, Drop e Reindex automáticos”, complementando outros temas discutidos no evento como Bioinformática, Administração e Tuning de Banco de Dados.
Mercado
As empresas do ramo de tecnologia demonstram um interesse especial no evento promovido pela SBC. A Softplan/Poligraph, de Florianópolis, por exemplo, é uma das patrocinadoras. Segundo seu diretor, Moacir Antônio Marafon, existe uma preocupação muito grande por parte da empresa em manter relações estreitas com as instituições de educação, fomentando assim a melhoria do
ensino de TI na região e formando cada vez mais profissionais de qualidade para o mercado. A empresa é uma das maiores de Florianópolis no desenvolvimento de softwares, especialmente de gestão pública e empresarial.
“Estar em um evento como este é uma forma contribuir para que a Academia prepare profissionais aderentes às necessidades das empresas”, explica Marafon, que ocupa a presidência do Sindicato das Empresas de Informática da Região Metropolitana de Florianópolis (SEPD). “Se analisar a oferta anual de novos profissionais e comparar com a demanda que se tem estimada, até 2012 teremos no Brasil um déficit de 80 mil profissionais. Precisamos investir mais na geração de mão-de-obra especializada sob pena de perdermos esta grande oportunidade de desenvolvimento e crescimento econômico. Temos que evitar o apagão da tecnologia”, reflete o diretor da Softplan/Poligraph.
Inscrições:
As inscrições tanto para o evento quanto para as oficinas poderão ser
realizadas no local, havendo limite de vagas. Estudantes e sócios da
Sociedade Brasileira de Computação têm desconto.
Mais informações no site
www.info.ufs.br/erbd2008
Fonte: Dialetto Comunicação Estratégica / Por Rodrigo Lóssio