Laboratório de Orientação Profissional vai orientar futuros aposentados
O Laboratório de Orientação Profissional, vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSC, está com inscrições abertas para o curso Preparação para aposentadoria. As matrículas serão realizadas até ser completado o número de 15 participantes e podem ser feitas gratuitamente, através dos telefones (48) 3721-9402 (das 08:00 às 21:00 horas), ou por e-mail: aposenta@cfh.ufsc.br. Vão ser nove encontros, de duas horas cada, sendo um por semana, a partir da primeira quinzena do mês de abril/2007. Além disso, serão realizadas uma entrevista inicial individual e uma entrevista integrativa individual com cada participante.
O objetivo da atividade é desenvolver atividades grupais com intuito de prevenir os diversos problemas que aposentadoria pode trazer. Fazem parte da programação reflexões e planejamento sobre esta nova etapa de vida. O curso é destinado às pessoas que estão próximos da data de aposentadoria e aos recentemente aposentados.
Os assuntos a serem tratados abrangem os seguintes temas: O mundo do trabalho e a previdência; Projeto de vida; Trajetória profissional; Mudanças e escolhas; A família e o aposentado; Relacionamento social; Finanças pessoais; Saúde e prevenção na aposentadoria; Esporte e lazer; A busca de si mesmo; Organização de pequenos negócios. Outros aspectos podem ser trabalhados, respeitando o interesse e evolução do grupo.
As atividades são coordenadas pelas acadêmicas Juliana dos Santos Damásio, Juliana Figueiró Otávio, Mirian Ghizoni Pereira e pelas pós-graduandas Marilaine Bittencourt de Freitas Lima, Aline Bogoni Costa, supervisionadas pela professora Dulce Helena Penna Soares. Para o desenvolvimento das aulas, os alunos vão desenvolver a seguinte metodologia: Exposições dialogadas, Dinâmicas de grupo e Palestras. Novas formas de trabalho poderão ser desenvolvidas dependendo da dinâmica e relacionamento do grupo. Será entregue Certificado de Participação. O projeto vai ser desenvolvido no Serviço de Atendimento Psicológico – SAPSI, da UFSC.
Por José Antônio de Souza/Agecom