Jornalistas discutem qualidade de ensino e conhecimento da profissão

26/03/2008 13:02

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) promove entre os dias 27 e 30 de março, em Florianópolis, dois seminários que pretendem debater e reunir propostas sobre a prática e formação profissional no jornalismo. O I Seminário Nacional sobre o Conhecimento do Jornalismo e o II Seminário do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino em Jornalismo e do Estágio Acadêmico devem reunir cerca de 400 profissionais, entre pesquisadores, professores e dirigentes sindicais da categoria.

A parceria entre a FENAJ, a FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo) e a SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) para a realização do evento surgiu pela necessidade de ampliar as discussões sobre o jornalismo como uma área de conhecimento. “O I Seminário Nacional sobre o Conhecimento do Jornalismo é o primeiro passo para dialogarmos sobre o assunto e mostrarmos ao meio acadêmico que esta também é uma função dos estudantes e professores”, afirma Sérgio Murillo de Andrade, presidente do FENAJ.

Além das discussões teóricas em jornalismo, a FENAJ quer recolher propostas e contribuições para a renovação do Programa de Qualidade de Ensino lançado em 1997 e revisar as normas de elaboração do Estágio Acadêmico em vigor desde 2006. As duas propostas serão discutidas no II Seminário do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino em Jornalismo e do Estágio Acadêmico, que definirá quais pontos serão abordados no Congresso Nacional de Jornalismo marcado para agosto, em São Paulo.

A cerimônia de abertura contará com a presença do professor Nilson Lage, autor de diversos livros sobre comunicação e teoria do jornalismo, além de ser uma das grandes referências da categoria. Segundo Sérgio Murillo, Florianópolis foi escolhida pela quantidade e qualidade de profissionais e de instituições vinculadas aos estudos em jornalismo, além do interesse demonstrado pelo sindicato estadual em realizar o evento. “Promover os seminários em Santa Catarina, além de ser o ambiente ideal, é uma forma de homenagear os grandes profissionais que iniciaram estas mesmas discussões no Brasil”, lembra Valci Zuculoto, diretora do Departamento de Educação da FENAJ em Santa Catarina.

Informações: www.fenaj.org.br ou www.sjsc.org.br

Cecília Cussioli / Bolsista da Agecom