Fundação Certi e UFSC participam de projeto para uso sustentável da água

21/08/2007 10:04

Acontece no próximo dia 24, às 10 horas, em São João do Cariri, na Paraíba, a primeira disponibilização de água potável à comunidade de Uruçu. Trata-se do marco zero do projeto “Água: Fonte de Alimento e Renda – uma alternativa sustentável para o semi-árido” (http://fontedagua.certi.org.br), executado por pesquisadores das Universidades Federais de Santa Catarina e Campina Grande e pelo Centro de Ambientes de Inovação da Fundação Certi .

Patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental (Edital 2006), o projeto objetiva “conservar os recursos hídricos do semi-árido a partir do aproveitamento do rejeito de dessalinização, pela prática de ações sociais, ambientais e econômicas, que constituam um modelo sustentável e replicável para as regiões do semi-árido”.

A comunidade de Uruçu está se organizando de forma associativa para operar três unidades produtivas, que aproveitam o rejeito do dessalinizador, para produzir, sistematicamente, cultivares hidropônicos, peixes e spirulina, uma alga que hoje o Brasil importa. “Com a comercialização destes produtos a comunidade passará a ter uma nova fonte de renda, consolidando um modelo de negócio que pode ser replicado em todo o semi-árido brasileiro”, diz o superintendente da Fundação, Carlos Alberto Schneider. O projeto conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura Municipal de São João do Cariri e da SAELPA.

Mais informações com o Superintendente da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider, ou Maria Angélica Jung Marques, Coordenadora Técnica do Projeto, fone (48) 3239-2180.