Vestibular UFSC/2009: abertas inscrições para solicitação de isenção da taxa de inscrição

04/08/2008 09:03

Começa nesta segunda-feira, 4/8, o período para encaminhamento de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular UFSC/2009 via internet. Nessa modalidade, a solicitação poderá ser feita até o dia 1° de setembro. A isenção da taxa, que é de R$ 90,00, poderá ser total ou parcial (50%). Será concedida para o candidato que comprovar situação sócio-econômica que impossibilite o pagamento.

Também podem obter isenção candidatos que não possuem curso de graduação e estiverem no efetivo exercício do magistério na rede pública de ensino de Santa Catarina. Os documentos necessários à solicitação estão disponibilizados no site www.vestibular2009.ufsc.br (veja também abaixo). A relação das isenções deferidas será divulgada no mesmo site, no dia 30 de setembro. Veja abaixo orientações para a solicitação via internet e presencial.

A isenção via internet

Para solicitar a isenção via internet, o candidato deverá acessar o site www.vestibular2009.ufsc.br, no período de 4 de agosto a 1° de setembro (até 12h), e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção. Preenchido, este documento deve ser enviado à Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), via internet. Depois o candidato imprime o comprovante de Requerimento de Isenção, assina e junta a este os documentos solicitados para comprovação da situação sócio-econômica.

Este material deve ser encaminhado para a Coperve/UFSC até o dia 1° de setembro, e esse procedimento pode acontecer de duas formas. O estudante pode entregar a documentação em uma das escolas públicas de ensino médio de Santa Catarina, e estas por meio das Gerências de Educação enviam o material para a Coperve (de acordo com parceria entre a UFSC e a Secretaria de Estado da Educação). Ou o estudante pode optar por enviar o material para a UFSC via correio, através de sedex ou carta registrada com AR (Aviso de Recebimento). Neste caso, o endereço para envio é: Coperve/UFSC, Campus Universitário, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina.

A isenção presencial:

Para solicitação na modalidade presencial, o candidato deve retirar o formulário de requerimento de isenção no período de 25 a 29 de agosto. Haverá setores para distribuição do material nas dez cidades em que o concurso é realizado: Florianópolis (UFSC); Blumenau (FURB); Joinville (Sociesc); Criciúma (Satc); Lages (Uniplac); Chapecó (Unochapecó); Joaçaba (Unoesc); Itajaí (Colégio Pedro Antônio Fayal); Camboriú (Colégio Agrícola de Camboriú) e Tubarão (Unisul).

O formulário de requerimento deve ser preenchido e devolvido com os documentos obrigatórios no período de 25 a 29 de agosto, ou no dia 1° de setembro, no mesmo local em que foi retirado.

O candidato beneficiado com a isenção da taxa de inscrição deverá efetuar sua inscrição exclusivamente através do link “Inscrição para isentos”, no site www.vestibular2009.ufsc.br, até o dia 9 de outubro, usando o número do formulário utilizado no requerimento de isenção e o número de seu CPF. Para o candidato beneficiado com isenção parcial, o valor a ser pago será de R$ 45,00.

Saiba Mais:

As inscrições para o concurso estarão abertas no período de 9 de setembro a 9 de outubro, somente via internet, no site www.vestibular2009.ufsc.br. Este ano serão oferecidas 4.095 vagas, mais seis suplementares destinadas aos candidatos indígenas, implantadas a partir do Programa de Ações Afirmativas da UFSC. Os candidatos poderão optar por 65 cursos. As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no período da tarde, das 15h às 19h, em dez cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Mais informações junto à Coperve pelo telefone (48) 3721-9200

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Documentos para solicitação de isenção da taxa de inscrição:

I – Documentos necessários para comprovação da situação sócio-econômica:

1 – Fotocópia do Histórico Escolar ou declaração oficial do estabelecimento de ensino, informando que o candidato concluiu o Ensino Médio (2o Grau), ou está cursando a última série do curso. Alunos beneficiados com bolsas de estudos deverão apresentar declaração do estabelecimento de ensino, incluindo o valor da bolsa.

2 – Fotocópia dos comprovantes de pagamento do financiamento da casa própria ou recibos de pagamento de aluguel (maio e junho/2008), constando o nome do proprietário, com CPF/CNPJ (CGC).

3 – Comprovante, se for o caso, de uso contínuo de medicação de alto custo – receita ou declaração médica.

4 – Documentação necessária para comprovação da composição e da renda familiar:

4.1 – Fotocópia do Documento de Identidade do candidato;

4.2 – Fotocópias: da Certidão de Casamento do candidato ou do responsável, da Certidão de Óbito de pais falecidos, da Certidão de Nascimento de irmão(s) dependente(s) ou de filho(s) do candidato, tutela, etc.

Em caso de separação ou divórcio do candidato ou responsável, apresentar fotocópia da certidão, bem como uma declaração de próprio punho do recebimento ou não de pensão alimentícia.

4.3 – Documentação para Comprovação de Renda: Fotocópia do Comprovante de Renda, do mês de junho de 2008, de todas as pessoas que compõem o núcleo familiar, inclusive do candidato, de acordo com as situações abaixo relacionadas:

• Assalariado – fotocópia do holerite ou contra-cheque ou demonstrativo salarial ou mecanizada ou carteira de trabalho, com identificação e renda atualizada.

• Profissional Liberal ou Autônomo – fotocópia de inscrição/registro no órgão competente ou declaração do próprio punho, especificando a atividade que exerce e a renda mensal percebida.

• Agricultor, Proprietário Rural, Sitiante – declaração de sindicato, associação ou similar, especificando a renda mensal percebida ou cédula correspondente).

• Trabalhador Informal, Trabalhador Eventual, Free–lancer, “Biscateiro” – declaração de próprio punho, especificando a atividade que exerce e a renda mensal percebida ou declaração da pessoa para quem está prestando serviços.

• Desempregado – fotocópia da Carteira de Trabalho com identificação, data de demissão, ou comprovante de Seguro-Desemprego especificando o valor e o período ou Termo de Rescisão de Contrato e declaração de próprio punho de que não exerce nenhuma atividade remunerada; neste caso, definir qual a atual fonte de renda familiar especificando o valor.

• Aposentado, Pensionista – fotocópia do documento fornecido pelo Instituto de Previdência Social e da declaração da função que exercia, especificando a renda em junho de 2008.

• Vive de renda – declaração de próprio punho, especificando a renda mensal e a origem dessa renda, com assinatura de uma testemunha, com RG.

• Comerciante Industrial – declaração de próprio punho, especificando o tipo de estabelecimento, a atividade que exerce e a renda mensal, com assinatura de uma testemunha com RG.

4.4 – Declaração do Imposto de Renda, relativa ao exercício de 2007, com declaração de bens e dependentes ou comprovante de isenção:

• Pessoa Física: chefe de família (candidato ou responsável) e da(s) pessoa(s) que compõem o núcleo familiar.

• Pessoa Jurídica: em se tratando de empresário (comerciante, industrial, etc).

• Proprietário Rural: anexar a cédula correspondente.

II – Documentos necessários para professores não graduados:

1 – Fotocópia do Documento de Identidade do candidato;

2 – Comprovante de vínculo empregatício:

2.1 – Portaria de Admissão, emitida pela Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia, para Professores Efetivos da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina; ou

2.2 – Portaria de Contratação, obrigatoriamente emitida no ano de 2008, para Professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT), da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina; ou

2.3 – Contra-cheque, emitido pelo órgão empregador, referente ao mês de junho do corrente ano, para Professores das Redes Federal e Municipal de Ensino do Estado de Santa Catarina.