Equipe Baja se prepara para competição nacional
A Equipe UFSC Baja, composta por 20 alunos da Engenharia Mecânica e da Engenharia de Produção Mecânica, realiza os últimos ajustes nos dois carros que representarão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na 14ª Competição SAE Brasil de Baja, que ocorrerá de 13 a 16 de março em Piracicaba (SP). O objetivo é classificar os veículos Uiraçu e Ilhéu entre os cinco primeiros colocados.
A competição desafia estudantes de engenharia a projetarem e construírem um veículo de quatro rodas, para um ocupante, destinado a trajetos fora de estrada (off-road), capaz de atravessar terrenos acidentados e que utilize motor padrão de 10 HP. Em Piracicaba, são avaliados itens como segurança, integridade estrutural e originalidade dos carros. Além disso, são realizadas provas de tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida de rampa com até 45º. Na última etapa, os carros enfrentam uma pista de terra cheia de obstáculos, durante um enduro de quatro horas.
O capitão do Ilhéu, Joseph Pedro Matiello, ressalta que embora a UFSC sempre leve dois carros às competições, a equipe não se divide durante o trabalho. “Todos trabalham da mesma forma nos dois projetos”. Para esta competição os carros estarão mais leves, com direção e suspensão mais eficientes. A cada ano os protóripos devem apresentar melhorias significativas com relação aos anos anteriores. No ano passado, os carros da UFSC obtiveram a 6ª e a 12ª colocação geral, entre os 61 que participaram da competição.
Em 2007, a equipe também participou do Desafio Dana Baja/Sul, realizado em outubro na cidade de Gravataí (RS), e pelo terceiro ano consecutivo, conquistou o primeiro lugar no campeonato. Os alunos são orientados pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica Lauro Nicolazzi, que coordena a equipe desde a fase de concepção do projeto até as competições.
Mais informações: www.baja.ufsc.br
Cora Ribeiro / Núcleo de Comunicação do CTC