Coordenadores de cursos de graduação têm reunião com a Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas

31/07/2008 08:55

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFSC promove nesta sexta-feira (01/08) reunião com coordenadores dos cursos de graduação e integrantes da Comissão Institucional de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas. O encontro será realizado a partir de 9h, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria.

Apresentação do Programa de Ações Afirmativas e seus resultados em 2008.1 é um dos pontos da pauta do encontro. Serão também apresentadas e discutidas ações de apoio aos estudantes, realizadas no semestre 2008/1. Ainda na pauta, avaliação do programa de orientação aos alunos de Ação Afirmativa; apresentação da proposta de integração dos calouros; de apoio pedagógico do Curso Pré-Vestibular e dos bolsistas de pós-graduação do REUNI.

O presidente da comissão, professor Marcelo H. R. Tragtenberg, ainda apresentará a idéia de acompanhamento experimental das notas dos alunos em tempo real e vai propor o agendamento de uma reunião de avaliação das ações do Programa de Ações Afirmativas no segundo semestre de 2008.

Ações Afirmativas na UFSC

A UFSC aprovou em 2007 a implantação de um Programa de Ações Afirmativas. Ele reserva 20% das vagas de cada curso a candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Outros 10% são destinadas a estudantes autodeclarados negros que, preferencialmente, tenham cursado integramente o ensino fundamental e médio em escolas públicas.

Há ainda vagas para candidatos de origem indígena – no Vestibular/2008 foram cinco e, até 2013, o Programa de Ações Afirmativas da UFSC prevê o aumento de uma a cada ano. No Vestibular UFSC/2008, o primeiro em que as popularmente chamadas ´cotas` foram implantadas, das 4.095 vagas oferecidas, 1.211 foram preenchidas por candidatos de escola pública, negros e indígenas. As vagas não preenchidas retornam à classificação geral dos vestibulandos.

O Programa de Ações Afirmativas tem um prazo de cinco anos para ser ajustado. No final desse período, volta a ser avaliado pelo Conselho Universitário. A iniciativa está inserida no movimento nacional das Instituições Federais de Ensino Superior que colocou em pauta a democratização do ensino superior no Brasil. A UFSC conta também com um programa de acompanhamento dos estudantes beneficiados pela política de reserva de vagas.

Mais informações sobre a reunião junto à PREG: 48) 3721-9276/9891

Sobre o Programa de Ações Afirmativas, informações com o professor Marcelo H. R. Tragtenberg, e-mail: marcelo@fisica.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom