Especial Pesquisa: Estudo da UFSC recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2007

07/03/2008 18:32

Uma pesquisa que propõe diálogo entre educação e cinema recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2007. A tese ´Da Teoria Crítica de Adorno ao Cinema Crítico de Kluge: educação, história e estética`, de Robson Loureiro, foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído em 2005, com o objetivo de destacar os melhores doutorados defendidos nos cursos reconhecidos pelo MEC. Foram considerados critérios de originalidade e qualidade. Em 2007 foram inscritas no concurso 417 teses. O resultado final resultou de três etapas de avaliação: as teses passaram por comissões de premiação, por comissões de revisão e por comissões de concessão dos grandes prêmios, envolvendo o total de 51 comissões e 207 consultores de diversas instituições de ensino superior do Brasil.

O trabalho da UFSC que recebeu menção honrosa foi orientado pela professora Maria Célia Marcondes de Moraes, na área de concentração Educação, História e Política. A pesquisa permitiu o estudo dos filmes do cineasta alemão Alexander Kluge, um dos principais representantes do Novo Cinema Alemão. Robson Loureiro relacionou as concepções de estética, de história e educação presentes nas obras de Kluge e fez uma aproximação com a filosofia de Adorno – teórico da primeira geração da Escola de Frankfurt com quem o cineasta alemão teve proximidade intelectual e pessoal.

Segundo Loureiro, a construção de novos parâmetros estéticos e educacionais propostos no cinema de Kluge ocorre no contexto das lutas do Novo Cinema Alemão de elaborar a história do país e, ao mesmo tempo, trilhar caminhos estéticos alternativos ao modelo de filmes de Hollywood. “Na qualificação dessa proposta reside uma das convergências entre Kluge e Adorno”, destaca o autor no resumo de sua tese.

Resguardada a distinção essencial entre o ensaio artístico e o filosófico, há, entre Adorno e Kluge, a busca comum pelo exercício da liberdade e da experimentação nos campos específicos em que atuam, explica Loureiro. A partir do diálogo entre os filmes de Kluge analisados e a filosofia de Adorno, sua tese extrai elementos e desafios para pensar a educação. “Assim como a filosofia adorniana, os filmes de Kluge não deixam de expor e propor uma crítica à ordem estabelecida”, destaca.

Menção Honrosa

Área: Educação

Autor: Robson Loureiro

Tese: Da Teoria Crítica de Adorno ao Cinema Crítico de Kluge: educação, história e estética

Orientadora: Maria Célia Marcondes de Moraes

Co-orientador: Ricardo Gaspar Müller

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Os ganhadores do Prêmio Capes de Teses, em cada uma das áreas do conhecimento, podem ser conferidos no link http://www.capes.gov.br/avaliacao/premio_capesteses07.html

Mais informações: robbsonn@uol.com.br

Arley Reis / Agecom