Jornadas Bolivarianas/quarta edição: hora de pensar a nação
Já está na página do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC (www.ola.cse.ufsc.br) a chamada para apresentação de trabalho nas Jornadas Bolivarianas/quarta edição, que acontece em novembro deste ano, de 5 a 9. Trata-se do evento anual mais importante do Instituto de Estudos Latino-Americanos e o tema geral que vai sulear todo o debate em 2007 é “Nações e Nacionalismos na América Latina”, buscando refletir o novo que se expressa por toda Abya Yala.
A questão nacional é, sem dúvida, um tema “quente” por estas terras. Do México à Bolívia, passando pelo Equador, Guatemala, Peru, Nicarágua e Venezuela entre tantos outros países, os povos indígenas reclamam o caráter pluri-nacional do estadolatino-americano. Além disso, o nacionalismo da região frente às estratégias dos países centrais retomou sua antiga vitalidade, ainda que com novos conteúdos políticos, econômicos e sociais.
Entendendo isso, o IELA propõe que analisar o nacionalismo atual é uma tarefa intelectual de primeira importância para prever qual a capacidade deste movimento de idéias garantir um futuro melhor para os países da América Latina. E é conectada com todas essas lutas e desejos que se expressam em Abya Yala que a IV Edição das Jornadas Bolivarianas buscará analisar, a partir de experiências concretas, a nova configuração do nacionalismo latino-americano.
Para isso, contarácom a presença de intelectuais latino-americanos e estadunidenses com ampla produção no campo da sociologia, economia, política e história do continente, garantindo um diagnóstico consistente sobre o tema. Além disso, permitirá a divulgação, no Brasil, das novas contribuições de outros países latino-americanos sobre a temática. Será,sem dúvida, um momento rico para comungar de todos esses desejos de transformaçãoque caminham pelo sul do mundo.
Já estão confirmadas as presenças de James Cockcroft (EUA), John Saxe-Fernández (México), Ricardo Sanchez Angel (Colômbia), André Solis Rada (Bolívia) e Plínio de Arruda Sampaio Filho (Brasil). Outros nomes importantes da intelectualidade e da política latino-americana também estão sendo cogitados.
A programação completa só deverá ser divulgada no final de agosto.
O que: Jornadas Bolivarianas/ Quarta Edição
Onde:Florinópolis/ Brasil – Universidade Federal de Santa Catarina
Quando: de 05 a 09 de 2007
Informações: www.ola.cse.ufsc.br) ou ola@cse.ufsc.br
Fone: 48. 3721.9297 – ramal 37