Engenharia Mecânica da UFSC participa de programa de intercâmbio na França

17/07/2007 20:04

Nove alunos do Curso de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC foram selecionados para o programa de intercâmbio Brasil/França Ingénieur Technologie (Brafitec), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que disponibiliza a alunos brasileiros bolsas no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas da França (Insa) e congrega cinco escolas de engenharia.

Os alunos ficarão por um ano na França, seis meses estudando e seis meses estagiando em empresas conveniadas com rede Insa. Eles foram selecionados através de histórico escolar, curriculum vitae, carta de motivação, carta de recomendação e exame de proficiência em francês.

O programa também traz alunos franceses para o Brasil. A UFSC já aceitou dois alunos da rede Insa para o próximo período letivo. Para o coordenador do programa na universidade, professor Júlio César Passos, esse intercâmbio serve para preparar os novos engenheiros para um mundo globalizado do ponto de vista tecnológico. “É importante proporcionar estágios internacionais aos estudantes com elevado desempenho escolar, de forma que os engenheiros recém-formados se sintam mais experientes e preparados para enfrentar as dificuldades do início de carreira”, diz.

Na UFSC, o Brafitec é oferecido para alunos dos departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, mas neste semestre nenhum aluno do segundo curso se inscreveu para concorrer às bolsas.

Os alunos selecionados foram: Andrea Noriler, Bruno Guaresi Maria Machado, Leonardo Dalvedi Damas, Luiz Arthur Trevisol Brenner Pacheco, Luiz Henrique Eller Quadros, Rafael Seizo Escorel Arakawa, Rodrigo Ramos dos Anjos, Vicente Fernandes Lacerda e Victor Henrique Pereira da Rosa.

Outras informações no site www.emc.ufsc.br, link Cooperações.

João Gustavo Munhoz/Bolsista de Jornalismo da Agecom