III Fórum de Museus prossegue até sexta-feira

09/07/2008 15:00

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom

Com o tema ´Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento`, prossegue até sexta-feira na UFSC o III Fórum Nacional de Museus. Estão representados no encontro 16 países, autoridades internacionais e políticas. Também participam vários órgãos ligados ao tema museus, como o Conselho Federal de Museologia; o International Council of Museums (ICOM) e o Instituto Latino-Americano de Museus (ILAM), entre outros órgãos.

O III Fórum Nacional de Museus está sendo realizado no Centro de Cultura e Eventos e na Praça da Cidadania da UFSC. A iniciativa é do Departamento de Museus e dos Centros Culturais (DMU) do IPHAN, setores ligados ao Ministério da Cultura (MinC), responsável pela política nacional de museus do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

Durante o fórum será também realizado o 2º Encontro Ibero-Americano de Museus, sendo o Brasil o coordenador da rede. Este ano foi escolhido como o Ano Ibero-americano de museus. A programação paralela ainda inclui o Encontro dos Professores Universitários do Campo da Museologia; o 3º Encontro Nacional de Estudantes de Museologia; a Assembléia Anual do ICOM Brasil e a Reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República. Atualmente há oito cursos de graduação em Museologia no Brasil. Na UFSC a criação do curso de Museologia está num processo bem avançado, podendo já iniciar no segundo semestre de 2009.

Grandes conferências:

– Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, com Mario Chagas (DEMU/IPHAN), Mário Moutinho ( Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Portugal) e Hugues de Varine-Boham (ex-presidente do ICOM), terça, dia 8, às 17h30min;

– Memória, Cultura e Sociedade, com Ulpiano Bezerra de Menezes e Fernando Pinheiro (ambos da USP), quarta, dia 9, às 17h30min e

– Museus e Cidades Educadoras, com Bárbara Freitag da Universidade de Brasília e Jaqueline Moll (MEC), na quinta, dia 10, às 18h30min.

Exposições

– Na Galeria de Arte da UFSC pode ser visitada a exposição Museu Universitário 1968/2008 o Acervo em Destaque, incluindo obras de Franklin Cascaes, que está aberta desde 24 de junho e fica até 18 de julho. Além da Galeria haverá pôsteres, na área da tenda, e mais quatro exposições:

– Impressões visuais – 50 anos da Comissão Fullbright no Brasil (hall de entrada da Reitoria);

– Museu da Maré (hall de entrada do Centro de Cultura e Eventos);

– UNE – 70 anos de História e Memória (área da tenda)

– MST – 25 anos: direito à memória e direito à terra (praça da cidadania – em frente à Reitoria).

Editora no Fórum

A Editora da UFSC tem um estande no III Fórum Nacional de MuseusAlém dos livros publicados pela EdUFSC, também serão comercializados títulos de outras editoras, principalmente aqueles de temas ligados à museologia.

Informações: www.3forumnacionaldemuseus.com.br