Candidata ao curso de Medicina fica em primeiro lugar no Vestibular 2008

04/01/2008 09:03

A candidata Bárbara Hartung Lovato, 22 anos, foi a primeira colocada entre os 30.652 inscritos no Vestibular 2008 da Universidade Federal de Santa Catarina. Natural de Santa Rosa (RS) e formada em Histórica na UFRGS, ela passou no curso de Medicina após estudar muito e sem ter aplicado profissionalmente o que aprendeu na primeira faculdade que realizou. Bárbara é filha de dois professores da UFSC, Paulo Lovato, que dá aulas na Agronomia, e Miriam Hartung Lovato, do curso de Antropologia. O anúncio dos 10 primeiros colocados foi feito às 10h de sexta-feira (28/12) na Reitoria da Universidade.

Bárbara atribui o bom resultado a dois fatores fundamentais: “estudar bastante e ter calma”. Ela fez curso pré-vestibular para se preparar da melhor maneira possível e, perguntada sobre os hobbies prediletos, disse que nos últimos meses nada mais fez do que estudar ininterruptamente para chegar em boas condições ao vestibular. Um colega que estava próximo garantiu, no entanto, que ela “gosta muito de literatura”. A futura acadêmica de Medicina também afirmou que acredita no vestibular como uma maneira democrática de permitir o acesso universal ao ensino superior, embora não ache justo que 85% dos postulantes fiquem de fora.

O pai da candidata, Paulo Lovato, disse que acreditava nas possibilidades de sucesso da filha, mas não imaginava que ela ficaria em primeiro lugar entre tantos inscritos. Sobre o fato de haver realizado outro curso e agora escolher a Medicina, ele afirmou que “muitas vezes a opção é feita precocemente”, referindo-se à idade em que os jovens têm de decidir sobre o curso que vão fazer. Para ele, o ideal seria que houvesse mecanismos que permitissem a mudança de curso dentro da universidade.

Nos ginásios do Centro de Desportos da UFSC, onde firam afixadas as listas dos aprovados, o clima era um misto de alegria e desapontamento entre os candidatos. Amanda Maria Lentz, aprovada para o primeiro semestre de Direito, dava pulos e ligava para os pais pelo celular para comunicar sua aprovação. Kleber Anderson Mendes Leite mostrava parte dos cabelos raspados após saber que fora aprovado em Geografia, depois de não ter obtido sucesso em duas tentativas anteriores, quando se inscreveu para Biologia e Ciências da Computação.

Ao redor, muitos jovens mostravam as camisetas com marcas de ovos e farinha e com o rosto pintado em letras vermelhas. Enquanto isso, outras pessoas – estudantes e pais – passavam em silêncio, com olhos vermelhos, porque não haviam alcançado seu objetivo.

A solenidade de divulgação do resultado do Vestibular 2008, no auditório da Reitoria da UFSC, teve as presenças do reitor Lúcio José Botelho, do vice-reitor Ariovaldo Bolzan e do presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Edemir Costa.