Pesquisadora da UFSC é jurada do guia Veja Santa Catarina – O Melhor da Cidade

07/12/2007 09:28

Veja Santa Catarina- O Melhor da Cidade foi lançada na última quinta-feira, 29, pela Editora Abril e é um guia dos melhores restaurantes, bares e “comidinhas” do Estado, segundo a avaliação de um corpo de jurados que reuniu especialistas e amantes da gastronomia. Esse ano, a professora do curso de Nutrição da UFSC, Rossana Proença, ajudou a eleger as especialidades da categoria “Comidinhas”, que indica os melhores: doce, pão, pastel, sanduíche, sorvete e suco, além da melhor cafeteria de Santa Catarina. No total, dez jurados elaboraram essa lista.

Rossana é Nutricionista e tem pós-doutorado em Sociologia da Alimentação. Na UFSC, além de dar aulas para a graduação e pós-graduação, coordena o Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (Nuppre) e a Série Nutrição da EDUFSC. A sua atuação é voltada, principalmente, para gestão de restaurantes comerciais e coletivos buscando oferta de alimentação saudável. O convite da revista veio por telefone e a indicação dos estabelecimentos foi feita através de um questionário enviado por e-mail, no qual a professora votou em cada quesito e forneceu informações sobre a sua formação e o trabalho que desenvolve na universidade. “Para mim essa participação foi gratificante, pois pude juntar o meu trabalho com o que eu gosto de fazer como pessoa”.

Na hora de votar, a jurada indicou estabelecimentos que freqüenta alguns dos quais conhece as cozinhas e o processo de produção. Assim, uniu a visão mais profissional de qualidade ao seu gosto pessoal pela comida de cada lugar. Rossana acredita que a publicação pode estimular a melhoria da qualidade do “comer fora” e que o convite é também um reconhecimento ao curso de Nutrição da UFSC. Tanto os jurados como os indicados no guia só ficaram sabendo dos resultados em um evento organizado para o lançamento da publicação, na semana passada.

A Veja Santa Catarina – O Melhor da Cidade levou mais de três meses para ser elaborada e contou com a participação de 30 jurados. Foram indicados 468 endereços do Estado, organizados em 30 especialidades.

Por Sofia Araujo/bolsista de jornalismo na Agecom