Fotografia é utilizada para humanização de atendimento no Hospital Universitário
O velho ditado já dizia que uma imagem vale mais do que mil palavras. Não poderia ser mais verdadeiro: uma imagem revela sentimentos, pensamentos e diferentes olhares sobre o mundo. Acreditando neste poder, o grupo “ImageMágica”, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), utiliza a fotografia como principal ferramenta na viabilização de seus trabalhos. Os resultados mostram que a imagem serve também como instrumento de transformação social.
A equipe do “ImageMágica” chegou nesta segunda-feira, 11 de junho, ao Hospital Universitário da UFSC, para desenvolver o projeto “Humanizando Relações” com os pacientes da ala pediátrica e de uma das alas cirúrgicas do hospital. O grupo, formado por psicólogos, fotógrafos e educadores, vai permanecer por uma semana no local, realizando atividades fotográficas com os pacientes que aceitarem fazer parte do projeto.
Com uma máquina digital, o paciente tem a liberdade de fotografar o que quiser. Cada foto é então analisada e discutida entre a equipe e o paciente, para que possa haver uma reflexão sobre a imagem. A fotografia é um recurso que desenvolve o olhar e resgata a sensibilidade para perceber o mundo em que se vive e, dessa forma, capacita o indivíduo para uma visão crítica da sua condição social.
O cotidiano no hospital é retratado através dessas fotografias, assim como as relações entre os pacientes e a equipe médica. “É uma troca de olhares entre pacientes e profissionais”, explica a fotógrafa e educadora Mariane Goldberg, uma das integrantes do grupo. Durante a semana, as fotografias são reveladas e expostas em murais, e cada pessoa recebe um álbum para guardá-las.
Em todos os hospitais pelos quais o “ImageMágica” passa, o fotógrafo e fundador da organização, André François, é companhia da equipe. Ele é responsável pela documentação do que acontece nos hospitais, e cada ano escolhe um enfoque para seu documentário. Em 2006, registrou as variadas formas de manifestação da medicina humanizada nas expedições que realizou com o grupo, e o resultado encontra-se nas 25 mil imagens reunidas no livro-documentário “Cuidar”. Este ano, o tema do trabalho será o acesso dos pacientes aos tratamentos.
O paulista François começou a fotografar aos 16 anos e, desde o início, focou seu trabalho nos documentários. Logo percebeu a importância da fotografia em criar pontes entre mundos distintos. Com essa visão, criou o “ImageMágica” em 1995, que possui projetos também na área de educação e cultura.
O projeto “Humanizando Relações” realiza os trabalhos sem custos para a UFSC. Este ano, todas as visitas realizadas pela organização serão em hospitais universitários, com o objetivo de trabalhar com profissionais em formação.
Para saber mais sobre o projeto “Humanizando Relações”, acesse www.humanizandorelacoes.com.br
Visite o site da organização em www.imagemagica.org/br/default.asp e veja a síntese do documentário “Cuidar” em http://www.imagemagica.org.br/cuidar/
Por Ana Carolina Dall’Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Mais informações sobre a visita da equipe ao HU pelo telefone 48 3721 9163






























