Fapesc promove evento público para avaliar resultados de estudos científicos na área de saúde

23/06/2008 17:58

Quer saber como foram usados recursos públicos na área da saúde? Basta comparecer ao Seminário de Avaliação de Pesquisas para o SUS que inicia amanhã (24 de junho) no auditório do prédio onde fica a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Parqtec Alfa, km 1 da SC 401).

Durante três dias serão resumidas as conclusões de 35 estudos, 15 deles feitos na UFSC. É o caso do trabalho sobre o diagnóstico da obesidade em idosos de Florianópolis, cuja apresentação está marcada paras 14h40min desta terça-feira. Na mesma tarde, serão detalhados mais três projetos executados por pesquisadores da Universidade – um sobre leishmaniose, outro sobre neoplasias hematológicas e um terceiro sobre a detecção de bactérias resistentes a drogas usadas para combater a tuberculose.

Na quarta-feira, outros estudos da UFSC serão abordados a partir das 8h30, abrangendo temas que vão da mortalidade de mães adolescentes ao câncer de mama, incluindo ainda o uso de medicamentos por índios Guarani do litoral catarinense e a gestão de resíduos nos serviços de saúde.

Outras instituições estarão representadas no seminário, que terá participação de técnicos do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Por exemplo, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) mostrará os resultados de um tratamento que empresa um novo gel removedor de cáries como alternativa a pacientes sem acesso ao atendimento ambulatorial no SUS. Ele será debatido por volta de 11h de quinta. Em todos os dias as discussões vão até às 18h, aproximadamente.

Para saber mais sobre o PPSUS, ligue para Fernanda B. Antoniolli

no 3215-1218 ou acesse www.fapesc.sc.gov.br

No mesmo site há reportagens específicas sobre alguns dos projetos, produzidas no âmbito do Programa de Jornalismo Científico da Fapesc.

Por Heloisa Dallanhol

Assessoria de Comunicação / Programa de Jornalismo Científico da Fapesc