Trabalho de conclusão de curso de jornalismo mostra novos arranjos familiares

01/07/2009 10:32

Começaram as apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Os TCCs serão defendidos pelos alunos durante esta semana, de 29 de junho a 3 de julho, no auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Na segunda-feira, dia 29, aconteceram as primeiras bancas da turma que se forma neste primeiro semestre de 2009. Ainda pela manhã, os estudantes Eduardo Wolff, Elaine Manini e Mayara Rinaldi apresentaram suas produções. Durante a tarde, foi a vez de Bruno Branco, Giovana Suzin, Laura Dauden e Ingrid Cristina dos Santos realizarem a defesa pública de seus trabalhos.

Para encerrar o primeiro dia de defesas, foi apresentado às 19h o videodocumentário produzido pelas estudantes Fernanda Friedrich e Bruna Wagner. O vídeo intitulado Família no Papel, com duração de 47 minutos, conta a história de três casais homossexuais que lutaram na justiça para conseguir realizar a adoção de crianças que estavam em abrigos.

O documentário conta com depoimentos do primeiro casal homossexual do sexo masculino a conseguir a adoção conjunta de uma criança no Brasil, de um transexual que perdeu seu filho para sempre ao pedir sua guarda na Justiça e de um casal homossexual do sexo feminino que obteve recentemente a guarda de um menino de 7 anos na cidade de Lages. Foram tratados temas como o preconceito, a aceitação da sociedade e, principalmente, o relacionamento com as crianças.

A banca examinadora foi formada pelos professores do curso de Jornalismo Maria José Baldessar (orientadora) e Sérgio Ferreira de Mattos, além da professora Aglair Bernardo, da Coordenadoria Especial de Artes. As estudantes alcançaram a nota máxima no trabalho. As demais apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso seguem até a sexta-feira, dia 3 de julho. A programação completa pode ser acessada no site www.jornalismo.ufsc.br

O curso de Jornalismo da UFSC completou 30 anos em março de 2009. Para celebrar as três décadas de existência, a Coordenadoria e a Chefia do curso organizaram uma série de ações comemorativas e produziram, com alunos e professores, um vídeo e um livro contando a história do mais antigo curso de Jornalismo de Santa Catarina.

Por Tiago Pereira/bolsista de jornalismo na Agecom