Ranking Webometrics traz UFSC como terceira federal brasileira que mais disponibiliza conteúdo científico na internet

09/02/2009 14:07

De acordo com novo Ranking Web of World Universities (Webometrics) a UFSC é a sétima universidade na América Latina e a 304ª no mundo em conteúdo científico disponibilizado na web.

No mapeamento das instituições brasileiras, a UFSC fica em quinto lugar. A USP é a primeira brasileira no ranking mundial, ocupando a 87ª posição. Em seguida vêm Universidade Estadual de Campinas (segunda brasileira, 159ª no ranking global); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (285ª no mundo e terceira universidade no Brasil), e Universidade Federal do Rio de Janeiro (quarta no Brasil e 299ª no ranking global).

Entre as federais, a UFSC figura como a terceira, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As dez primeiras posições no Webometrics são ocupadas por instituições dos Estados Unidos. No topo da lista está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Desde 2004 o ranking é publicado duas vezes por ano, em janeiro e julho. A metodologia considera as análises quantitativas de conteúdos disponibilizados na web, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico

O levantamento é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, um gruo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha. Mais de 16 mil instituições de ensino superior do mundo foram analisadas.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Mais informações: www.webometrics.info

Na UFSC, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão: (48) 3721-9846