Comitiva do ministério da Educação francês elogia metodologia do ensino técnico do IFSC e vinhos catarinenses
Nos dias 2, 3 e 4 de junho, uma comissão do Ministério da Educação Francês visitou o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis, para intercâmbio de experiências em ensino técnico (antigo CEFET-SC).
A comitiva francesa foi recebida no campus dos cursos de Turismo e Gastronomia do IFSC, localizado no bairro Coqueiros, onde conheceu as atividades de ensino, pesquisa e extensão. E elogiou o dinamismo do modelo de pesquisa em nível técnico implementado neste campus.
Essa metodologia é inspirada nos modelos utilizados nos departamentos de Química e de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e permite a instituição ter a pesquisa e a extensão como meio de atualização constante de professores, de propiciar iniciação cientifica a alunos no início do curso de graduação e de captar recursos para a estrutura educacional.
Durante o almoço, foram servidos vinhos da serra catarinense elaborados na Vinícola Santo Emilio, em Lages, que desenvolve pesquisas no controle de qualidade de uvas e vinhos em cooperação com a professora Fabiana Amaral, do IFSC, formada em Tecnologia de Alimentos e doutora em Ressonância Magnética de Uvas e Vinhos pela UFSC.
À noite, a comitiva francesa se reuniu com professores do Instituto e do departamento de Engenharia Mecânica da UFSC para tratar de assuntos sobre a metodologia de ensino, pesquisa e extensão, e novamente elogiaram os vinhos da serra catarinense, como relatou o professor Gean Salmoria (EMC-UFSC).
Fonte: professor Gean Salmoria