Professoras lançam livro e DVD sobre atividades físicas para idosos

16/10/2009 18:39

Na próxima sexta, 23/10, às 16h, será lançado o livro ´Atividade Física e o Idoso: Concepção Gerontológica` (3ª edição) e o DVD ´Atividade Física e o Idoso: Propostas Inovadoras`, no Hall do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Frutos de experiências e estudos de mais de 20 anos, as produções têm o objetivo de subsidiar profissionais de diferentes áreas, em especial da Educação Física, que pretendem atuar ou trabalhar com pessoas da terceira idade.

Produzido pelas professoras Marize Amorim Lopes e Tânia Bertoldo Benedetti, do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, e pela professora Giovana Zarpellon Mazo, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (Cefid/Udesc), o livro tem sido visto como referência na formação e capacitação de profissionais da área da saúde relacionados a atividades físicas para idosos. Nele, são relatados diversos assuntos gerontológicos, como mitos, fatos e teorias do envelhecimento, história dos idosos em diferentes épocas e na sociedade brasileira, doenças mais comuns e capacidade funcional. A obra acadêmico-científica enfatiza a Educação Física em suas ações com os idosos, destacando conceitos, definições e programas de atividade voltados a esse público.

Sob o mesmo tema, também será lançado um DVD educativo que apresenta diferentes atividades físicas possíveis de serem realizadas com idosos, como caminhada, dança, hidroginástica e natação. A produção e edição são das professoras Marize Amorim Lopes e Amanda Pacheco Beck e a edição de imagem, do funcionário Jones João Bastos.

O evento, que tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, do Centro de Desportos e da Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina, será realizado após a palestra ´Mês do Idoso: Viver Mais, viver melhor` ministrada pelo ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Renato Maia, marcada para as 14h30m no Auditório Garapuvu do mesmo local.

Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo na Agecom