Escola de Verão em Farmacognosia 2010 oferece cursos e prêmio durante as férias
Visando fazer das férias acadêmicas um espaço para aprimorar a formação dos estudantes, a Sociedade Brasileira de Farmacognosia, o Laboratório de Farmacognosia da UFSC e a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas estão organizando a Escola de Verão em Farmacognosia 2010.
O evento será realizado de 7 a 12 de fevereiro de 2010 nas dependências da UFSC. As inscrições podem ser feitas de 1° de novembro a 15 de dezembro pelo site escoladeverao. Para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais associados à Sociedade Brasileira de Farmacognosia, a taxa de inscrição é 40, 60 e 80 reais, respectivamente. Para os não-sócios o valor é 60, 80 e 100 reais, respectivamente. Estes valores incluem o material e cada inscrito só poderá participar de um curso.
Farmacognosia é um dos mais antigos ramos da farmacologia que tem como objeto de estudo os princípios ativos naturais, sejam animais ou vegetais. O evento a ser realizado visa reunir os pesquisadores do país e do exterior que atuam com ênfase na investigação da biodiversidade brasileira relacionada à cadeia de desenvolvimento de fitofármacos e fitoterápicos.
A Escola de Verão em Farmacognosia 2010 quer contribuir para a formação dos estudantes de graduação, pós e para a formação continuada de profissionais que atuam nas áreas da Farmacognosia. A Escola oferecerá cursos intensivos de curta duração e conferências que criarão um ambiente multidisciplinar propício para circulação de idéias e discussão de temas relativos ao universo das plantas medicinais e afins.
Prêmio “Sociedade Brasileira de Farmacognosia”
A Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) concederá o prêmio ao melhor trabalho de pesquisa na área de produtos naturais, nível mestrado, para alunos matriculados em Programas de Pós-graduação na área das Ciências Farmacêuticas devidamente recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
O Prêmio visa estimular a formação de recursos humanos e a pesquisa científica em Farmacognosia e de contribuir para a conclusão do projeto de pesquisa de alunos de mestrado na área de farmacognosia. Para isso o vencedor receberá material de consumo a ser adquirido pela SBFgnosia, até o valor de dois mil reais. O Prêmio será entregue na cerimônia de encerramento da Escola de Verão em Farmacognosia 2010, no dia 12 de fevereiro.
A inscrição dos concorrentes será feita online, no mesmo período de inscrição para a Escola. A Comissão Julgadora selecionará até dez trabalhos e estes terão de 15 a 20 minutos para apresentação oral durante Escola de Verão. Os autores dos trabalhos selecionados receberão da Sociedade Brasileira de Farmacognosia um auxílio de R$ 200,00 e a inscrição no evento, como ajuda de custo para viabilizar sua participação na Escola de Verão em Farmacognosia 2010.
Para mais informações sobre o prêmio acesse Regulamento do Prêmio “Sociedade Brasileira de Farmacognosia”.
Cursos</b
Serão oferecidos 11 cursos com 50 vagas cada. Com exceção do Curso de Farmacobotânica que terá 15 vagas. A UFSC emitirá certificados dos cursos, mediante comprovação de frequência.
Cursos na área de química de produtos naturais
Curso 1 – Cromatografia e validação analítica de métodos cromatográficos
Responsável: Prof. Dr. Flavio H. Reginatto (Depto de Ciências Farmacêuticas – UFSC)
Ementa: Introdução aos métodos cromatográficos. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Cromatografia Gasosa. Eletroforese Capilar. Validação de Técnicas Analíticas. Cromatografia em contracorrente.
Requisito: Conhecimentos básicos em cromatografia.
Curso 2 – Produtos naturais marinhos
Responsáveis: Dra. Simone Q. de Oliveira (Depto de Ciências Farmacêuticas – UFSC) e Prof. Dr. Roberto Berlinck (Depto de Química – USP São Carlos)
Ementa: Introdução à química de produtos naturais de origem marinha. Metabólitos secundários de algas, esponjas, corais, tunicados e microorganismos marinhos
Requisito: Conhecimentos básicos em ressonância magnética nuclear e métodos cromatográficos
Curso 3 – Otimização multivariada: Planejamento fatorial de experimento
Responsável: Profa. Dra. Noemi Nagata e Prof. Dr. Patricio Peralta-Zamora (Depto de Química – UFPR)
Ementa: Introdução à análise multivariada. Estatística básica e construção de modelos empíricos. Planejamentos fatoriais completos. Planejamentos fatoriais fracionados. Operação evolucionária. Elaboração de superfície de resposta. Estudos de casos concretos e simulações.
Requisito: É recomendável alguma experiência em química experimental.
Curso 4 – Elucidação estrutural de metabolitos secundários
Responsáveis: Prof. Dr. Moacir Pizzolatti (Depto de Química – UFSC) e Prof. Dr. Andersson Barison (Depto Química – UFPR)
Ementa: Ressonancia Magnetica Nuclear aplicada a substâncias fenólicas (flavonoides, cumarinas, lignanas) e terpenoides (sesquiterpenos, triterpenos e esteróides). Técnicas bidimensionais e quimiometria. Requisito: Conhecimentos básicos de RMN.
Curso 5 – Desenvolvimento de fármacos a partir de produtos naturais
Responsável: Profa. Dra. Lílian S. C. Bernardes (Depto de Ciências Farmacêuticas – UFSC) e Prof. Dr. Flávio Emeri (FCFRP-USP) Ementa: Estratégias de modificação molecular para desenvolvimento de novos fármacos, envolvendo síntese e semi-síntese de produtos naturais. Requisitos: Ter cursado disciplina de quimica orgânica.
Cursos na área de atividade biológica de produtos naturais
Curso 6 – Avaliação da bioatividade de produtos naturais utilizando técnicas in vitro
Responsável: Profa. Tit. Cláudia O. Simões (Depto Ciências Farmacêuticas – UFSC)
Ementa: Cultura de células como ferramenta para avaliação da atividade biológica. Atividades antiviral, antimicrobiana, antiparasitária e citotóxica.
Público-alvo: Graduandos da área farmacêutica e da biologia e pós-graduandos das áreas afins.
Curso 7 – Avaliação da bioatividade de produtos naturais utilizando técnicas in vivo
Responsável: Prof. Dr. Adair Roberto Soares dos Santos (Depto Fisiologia – UFSC)
Ementa: Produtos naturais com ação no sistema nervoso central, sistema cardiovascular, gastrointestinal e com ação analgésica e/ou antiinflamatória. Protocolos experimentais in vivo para o estudo da bioatividade/toxicidade de produtos naturais
Requisitos: Ter cursado disciplina de farmacologia.
Cursos na área de farmacobotânica e etnofarmacologia
Curso 8 – Etnobotanica, conservação e biotecnologia
Responsáveis: Profa. Dra. Natália Hanazaki (Centro Ciências Biologicas – UFSC), Prof. Dr. Mauricio Sedrez e Prof. Dr. Miguel P. Guerra (Centro Ciências Agrárias – UFSC)
Ementa: Etnobotanica (4 h); questões éticas e aplicações clínicas do conhecimento popular; conservação (2h); manejo e obtenção de matéria-prima; biotecnologia (10 h); tecnologias de cultivo: cultura de células, tecidos e micropropagação.
Público-alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais.
Curso 9 – Morfoanatomia de drogas vegetais
Responsável: a ser confirmado.
Ementa: Caracteres taxonômicos e nomenclatura botânica. Análises estrutural e ultraestrutural de células especializadas. Organização, localização e particularidades de tecidos e sistemas vegetais. Diversidade de fármacos de origem vegetal e relevância da diagnose morfológica. Diagnose de fármacos constituídos de raiz, caule, casca, lenho, folha, flor, fruto e semente. Representação diagramática, fotomicrografia fotônica e eletrônica de varredura e transmissão aplicadas à diagnose de fármacos vegetais.
Cursos na área de tecnologia e áreas afins
Curso 10 – Tecnologia farmacêutica aplicada a fitoterápicos
Responsáveis: Profa. Dra. Angela Campos e Profa. Dra. Diva Sonaglio (Depto Ciências Farmacêuticas – UFSC), Prof. Dr. Luiz Alberto Lira Soares (Depto Farmácia – UFPE)
Ementa: Estudos de formulação e pré-formulação. Métodos de extração e padronização biomonitorada. Produtos intermediários. Desenvolvimento de formas farmacêuticas clássicas e inovadoras. Aplicação de delineamento experimental
Requisito: Ter cursado a disciplina de Farmacotécnica
Curso 11 – Fotografia técnica
Responsável: Prof. Dr. Márcio Chimelli (Depto de Farmácia – UFPR)
Ementa: Luz: Propriedades e noções básicas de óptica. Sistemas de lentes. Técnicas de microscopia: microfotografia e micrometria. Máquina fotográfica: abertura, tempo de exposição e sensibilidade de filmes, fotografia digital, de estúdio e ao ar livre. Processamento de imagem.
Público-alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais.
Mais informações em escoladeverao
ou com a professora Maique Weber Biavatti pelo email:maique@ccs.ufsc.br.
Por Maria Luiza Gil / Bolsista de jornalismo da Agecom