Administração da UFSC avalia avanços do primeiro ano da atual gestão
A atividades referentes ao 2º ciclo de planejamento da Universidade Federal de Santa Catarina para o período 2009/2010, iniciada no turno da manhã desta sexta-feira, 5, no Hotel Jurerê Beach Village, região norte da Ilha, tiveram sequência durante a tarde. As lideranças das Pró-Reitorias de Pesquisa e Extensão, de Pós-Graduação, de Assuntos Estudantis, de Desenvolvimento Humano e Social e a Secretaria de Cultura e Artes socializaram na ocasião as metas e realizações de cada instância.
Os trabalhos reiniciaram às 14h, com apresentação da pró-reitora de pesquisa e extensão, Débora Peres Menezes. Entre as ações previstas e realizadas pela PRPE Débora comentou a instituição de bolsas permanentes, com oferta de 110 bolsas distribuídas de forma proporcional aos Centros de Ensino. Também durante este primeiro ano foi criada a possibilidade de solicitação de certificados via on-line, o que acabou com as longas filas que se formavam para este fim. A divulgação dos dados de pesquisa e extensão, o incentivo a participação no Projeto Rondon e o apoio aos cursos de extensão foram outros avanços destacados.
“Nós temos capacidade de transformar a realidade social”, disse Cláudio José Amante, pró-reitor de assuntos estudantis. À frente de uma pró-reitoria que interage diretamente com os alunos, os avanços desta instância representam melhorias imediatas na qualidade de vida dos estudantes. Amante enfatizou o aumento de oferta de refeições no Restaurante Universitário, investimentos na moradia estudantil tanto na parte predial quanto na aquisição de móveis, o pagamento de transportes e diárias a 8.276 estudantes dentro do Programa Viagem de Estudo, 140 passagens para participação em eventos científicos, 197 bolsas de apoio para participação em atividades esportivas. Outro aspecto realçado, entre as ações deste primeiro ano, são as novas práticas que estão substituindo o trote ao calouro, que era baseado na humilhação e, muitas vezes, na violência.
A pró-reitora de pós-graduação, Maria Lúcia de Barros Camargo, esclareceu que durante o primeiro ano de gestão as atividades se voltaram principalmente para a reorganização administrativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG – e para a atuação junto aos programas de pós-graduação stricto sensu. Sobre a reorganização administrativa da PRPG ressaltou o desenvolvimento e a implantação do sistema informatizado para o controle financeiro. Este sistema conferiu melhor controle e visibilidade aos recursos geridos pela pró-reitoria. Em relação à atuação junto aos programas de pós-graduação, Maria Lúcia disse que foi dada prioridade à valorização de coordenadores através de concessão de FG, à formação de um grupo de trabalho para prestar apoio ao preenchimento do coleta-Capes, a criação através do NPD de um novo modelo de controle acadêmico de pós-graduação e à criação de um programa de apoio aos cursos com conceito três, com o objetivo de elevar este conceito para quatro.
A Secretaria de Cultura e Artes – Secarte – vive um período bastante produtivo, devido à ampliação recente de oferta de cursos na área com a criação do Curso de Cinema e o de Artes Cênicas. A secretaria Maria de Lourdes Alves Borges disse que pode parecer pretensão, mas que gostariam de atuar como irradiadores de cultura, de criar um público para a cultura. Destacou também a ousadia da administração da UFSC ao instituir uma instância própria de cultura e arte. Dentro das prioridades da Secarte, Borges enfatizou o teatro e o áudio visual, a criação de um calendário anual de atividades culturais, a oferta de oficinas de arte e a promoção de ciclos de palestras. Ao considerar as realizações do primeiro ano de atuação enumerou a Semana Ousada de Artes, a Semana de Teatro da UFSC, a produção de montagens teatrais, a criação de novas linhas editoriais na Editora da UFSC e a participação da UFSC em produções cinematográficas nacionais de qualidade.
O atendimento através do plano de saúde suplementar a 9.387 pessoas, a oferta de 207 cursos de capacitação para os servidores técnico-administrativos, a abertura de concursos públicos para contratação de 129 docentes e 147 servidores técnico-administrativos, e a análise de 1.109 processos administrativos são algumas das atividades em destaque durante o período, realizadas na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social.
Por Mara Paiva/ jornalista da Agecom