Violência contra a pessoa idosa é tema de discussão na Câmara de Vereadores de Florianópolis
O Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis – CMI -, numa ação conjunta com o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI, promove nos dias 15, 16 e 18 de junho, a “Semana Municipal de Mobilização e Sensibilização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa”. O objetivo, de acordo com os organizadores, é o de sensibilizar a sociedade e as autoridades para o enfrentamento e prevenção da questão.
A Organização Mundial de Saúde instituiu 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, chamando a atenção para um problema social que é sério, desafio que precisa ser enfrentado pelas famílias, sociedade e Estado. Dessa forma, outros fatores que também devem ser discutidos são as diferentes manifestações de violação dos direitos da pessoa idosa, que podem se traduzir em: negligência, abandono, agressão física e/ou psicológica, abuso financeiro, segregação, discriminação, desrespeito, entre outros.
A programação inicia com a “I Caminhada de Mobilização para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa”, dia 15, às 14 horas, na Praça da Alfândega. No dia 16, às 15 horas, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, está programada uma audiência pública com o tema “A questão da violência contra a pessoa idosa”.
Já o workshop “Atenção e proteção à pessoa idosa: Responsabilidade da família e o papel do Estado” será realizado no dia 18, das 14 às 17 horas, no Auditório do SENAC. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3251-6202.
Por Celita Campos/jornalista na Agecom
 
        


































 
 
 
 
 
 
