Primeira Escola de Serviço Social em Santa Catarina comemora 50 anos

18/12/2008 11:40

Corpo docente do Departamento de Serviço Social

<b>Corpo docente do Departamento de Serviço Social</b>

Hoje, dia 19 de dezembro de 2008, comemora-se o cinqüentenário da criação da primeira Escola Serviço Social em Santa Catarina, que inicialmente desenvolveu suas atividades no centro de Florianópolis junto à Fundação Vidal Ramos e, em 1960, como faculdade isolada, foi agregada à Universidade Federal de Santa Catarina. A integração definitiva do curso de Serviço Social ao campus da UFSC no bairro da Trindade aconteceu em 1980.

O curso de Serviço Social da UFSC, o único público federal da região sul, nestes anos formou mais de 2000 de profissionais. Atualmente conta com 620 alunos de graduação, 37 de mestrado e 22 professores. Entre seus propósitos, o curso tem formado profissionais que atuam de forma competente nos planos teóricos, político e operativo, em sintonia com as demandas da realidade, na garantia do acesso universal às políticas sociais e na defesa dos direitos sociais e humanos, tendo em vista contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante o ano de 2008 o curso realizou vários eventos comemorativos no âmbito acadêmico, cientifico e político. Em março de 2009 se realizará uma aula inaugural e se lançará uma Revista destacando esta trajetória com a presença dos docentes e discentes atuais, mas também convidando todos que já passaram pelo curso.

Por Tânia Regina Krüger – Subchefe do Departamento de Serviço Social da UFSC (com colaboração dos professores)