Professor da Universidade de Teramo é recebido pelo reitor em exercício
Carlos Alberto Justo da Silva, vice-reitor em exercício da reitoria, recebeu nesta quarta-feira, dia 17, o professor Andrea Fantini, da Universitá degli studi di Teramo, Itália, em visita de cortesia, acompanhado de Enio Pedrotti, secretário de Relações Institucionais e Internacionais da UFSC.
O professor Fantini conversou com a Agecom sobre as relações UFSC/Universidade de Teramo.
Há um acordo de mobilidade acadêmica bilateral para estudantes de direito e de ciências agrárias. A partir de março de 2009 dois estudantes de cada universidade irão passar um semestre de intercâmbio. Para o próximo semestre são quatro estudantes, mulheres, sendo que uma das brasileiras é descendente de italianos.
Mas há previsão de oferta de cursos de italiano gratuitos para os estudantes que chegarem à Itália necessitando de nivelamento.
Há, então, este desafio para os estudantes: serem capazes de acompanhar um curso noutro país e em outra língua. Além da valorização no currículo de ter estudado um semestre no exterior.
Fantini é economista agrário, do Departamento de Ciência de Alimentos da Universidade de Teramo. Já ministrou no CCA curso de marketing agro – alimentar.
Existe também, em nível de governo do Estado parceria no campo do Instituto Zooprofilático de Teramo, para garantir a qualidade da carne de porco que o Brasil exporta para a Europa, daí a procedência da carne é toda rastreada.Outra linha de pesquisa desenvolvida em conjunto é a de produtos alimentares típicos com garantia de qualidade e segurança alimentar.
Mais informações:
decad@reitoria.ufsc.br e fantini@unite.it
Por Alita Diana/jornalista da Agecom