UFSC entrega título à professora Eloita Pereira Neves

Eloita Pereira Neves - foto acervo Depto de Enfermagem
Neves foi, na década de 60, uma das principais articuladoras na criação do Departamento e da Graduação em Enfermagem da UFSC, da qual foi coordenadora, elaborando o Regimento Interno e o currículo pleno. Em 65, quando exercia o cargo de presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção SC (ABEn-SC), iniciaram-se as discussões sobre a criação da Escola de Enfermagem em Florianópolis.
Em 1969, quando foi criado o Curso de Enfermagem, agregado à Faculdade de Medicina da UFSC, Eloita, além de exercer as funções de coordenadora, assumiu a responsabilidade no desenvolvimento de duas disciplinas: Liderança na Assistência de Enfermagem e Administração Aplicada à Enfermagem.
Atuou frente ao programa de pós-graduação em Enfermagem, iniciando a organização e implementação de uma Especialização e ajudou a estabelecer bases mais sólidas para o setor, com a utilização de marcos conceituais para a Especialização, Mestrado e Doutorado.
Aposentou-se pela UFSC em 1991, na UFSC, mas continua atuando mediante a participação no Grupo de Pesquisa “Cuidando e Confortando”, comprometida com as questões da enfermagem brasileira, desenvolvendo atividades na área em cidades do Paraná e do Rio de Janeiro. Atualmente participa do Projeto “Amanhecer” na área de terapia energética do Hospital Universitário da UFSC, projeto destinado à comunidade universitária que utiliza terapias naturais.



























