Agenda Cultural: Ufsctock apresenta Móveis Coloniais de Acaju neste sábado
O UFSCtock traz neste sábado, 1º de novembro, a apresentação de diversas bandas, entre elas, a Móveis Coloniais de Acaju, conjunto de Brasília. O festival, gratuito, ocorre em frente à reitoria do campus de Florianópolis no bairro Trindade, e começa às 16h deste sábado.
O nome do grupo é baseado em um evento histórico fictício, formulado pela própria banda: um suposto conflito unindo índios e portugueses contra os ingleses na Ilha do Bananal. Em 2004 lançaram o primeiro disco: Idem, produzido por Rafael Ramos, que já trabalhara com artistas como Los Hermanos, Capital Inicial, Cachorro Grande, Raimundos e Pitty. Com uma mistura de ritmos nacionais e internacionais – rock alternativo, pop rock e indie rock –, a banda define o estilo de sua música como “feijoada búlgara”. Seu maior sucesso foi atingido em 2009 com “C_mpl_te”, segundo álbum de estúdio, que trouxe a música O tempo, maior sucesso do grupo. O disco foi aclamado pela crítica musical e emplacou dois singles.
Em 2011, da parceria com o cantor Lenine foi criada a canção Dois Sorrisos, lançada no dia dos namorados, que rendeu um clipe em que diversas pessoas pedem o companheiro em casamento. Já neste ano, a banda viajou a Barcelona para participar do Primavera Sounds, um dos principais festivais de música do mundo, onde tocaram ao lado de Arcade Fire, Pixie, The Nationals e Caetano Veloso.
Além da banda brasiliense, que se apresenta às 21h, o festival ainda traz uma programação variada, que reúne do rap ao punk rock. Confira a programação deste sábado:
16h: Banda Indisciplina: música, poesia, conversa de bar e um monte de coisas indisciplinadas pra acabar com essa bobagem de “cada um no seu quadrado”.
17h: End of Pipe: banda de punk rock melódico dos anos 1990, conhecida por suas melodias marcantes e guitarras bem arranjadas, de Florianópolis. O grupo começou a carreira em 2006, e ficou conhecido inicialmente por tocar em festas e campeonatos de skate em Santa Catarina.
18h: Batalha de MCs
19: MC Eugenio: Eugenio é o nome próprio e artístico do rapper nascido na zona leste de São Paulo e radicado em Florianópolis, onde trabalha, estuda e produz suas músicas e poesias de maneira independente. Espera, por meio de sua música, trazer algo de bom para um mundo cada vez mais saturado de ideias sem conteúdo e pessoas perdidas, sempre visando à evolução da cultura hip-hop no país.
20h: Mohandas: A banda apresenta um repertório autoral e multifacetado, no qual o pop encontra o étnico, numa mistura que passeia por música popular brasileira, rock, eletrônica, grooves diversos, e mescla ainda influências das músicas latinas e africanas. No show da banda, a música é vivenciada em meio a projeções visuais, danças, luzes e girassóis – elementos cênicos que emolduram e ressignificam, a todo instante, a performance musical.
21h: Móveis Coloniais de Acaju
Mais informações: https://www.facebook.com/Ufsctock?fref=ts
Débora Nazário/Gabriel Volinger/Wagner Reis/Estagiários de Jornalismo da Agecom/UFSC
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC