Estudantes da UFSC participam do Projeto Rondon no interior da Paraíba
Oito alunos e dois professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram da “Operação Guararapes” do Projeto Rondon, entre os dias 21 e 31 de julho, na cidade de Pedras de Fogo (PB). Durante dez dias, os universitários ofereceram diversas oficinas à comunidade, com foco em temas como Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon tem como objetivo integrar socialmente estudantes voluntários na busca pelo desenvolvimento de municípios carentes do Brasil.
Além da UFSC, oito alunos e dois professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) colaboraram com as oficinas ministradas em Pedras de Fogo, nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção. Juntos, os rondonistas – como são chamados os participantes do projeto – ofereceram dezenas de atividades e palestras durante todo o período que passaram na cidade.
A satisfação dos habitantes do município paraibano pela oportunidade de receber orientações sobre diferentes assuntos foi um dos fatores que mais chamou a atenção dos universitários e professores. Para os voluntários, mais do que ensinar técnicas, “o importante é conhecer uma cultura diferente e ver, de perto, as angústias e as alegrias de uma população humilde”.
Na “Operação Guararapes”, estiveram presentes 399 universitários de 40 instituições de ensino superior, atuando em 20 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Para conhecer mais sobre as experiências dos rondonistas durante a “Operação Guararapes” em Pedras de Fogo (PB), acesse o vídeo:
Projeto Rondon
Conhecer melhor a realidade brasileira e proporcionar o trabalho coletivo e a aplicação dos conhecimentos acadêmicos para o bem-estar de comunidades carentes são alguns dos benefícios do Projeto Rondon, realizado em parceria com o Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Há, ainda, a colaboração dos governos estaduais e das prefeituras municipais.
O Projeto Rondon é realizado duas vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro e julho.
Para participar, acesse o site da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC (http://proex.ufsc.br/projeto-rondon/) e o do Projeto Rondon (http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/).



























